Após a veiculação da decisão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que determinou a suspensão do descarte irregular de lixo em um terreno às margens da rodovia PE-218, a Prefeitura de Bom Conselho se pronunciou nesta terça-feira (04/02) por meio de uma nota oficial.
No comunicado, a gestão municipal esclarece que está cumprindo a determinação do TCE-PE, destacando que a ativação do lixão ocorreu na administração anterior, sem atender aos requisitos ambientais e sociais. Segundo a nota, já em dezembro de 2024, a equipe de transição do atual governo manteve diálogo com representantes do Tribunal de Contas, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e ex-secretários para entender a situação e tomar providências.
A Prefeitura informou que o local foi devidamente limpo e interditado e que, desde 2 de janeiro de 2025, todos os resíduos coletados no município estão sendo encaminhados para um aterro sanitário licenciado em Iati, no Agreste de Pernambuco.
O secretário de Infraestrutura de Bom Conselho, Francisco dos Anjos, afirmou que, embora a multa de R$ 50 mil tenha sido aplicada à antiga gestão, a atual administração realizará o pagamento e seguirá cumprindo todas as determinações legais, reforçando o compromisso com a saúde e segurança da população.