A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a primeira morte por Covid-19 no estado neste ano. A vítima foi um idoso de 84 anos, natural de Nazaré da Mata, na Mata Norte, que evoluiu para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e não resistiu às complicações da doença. Segundo a SES-PE, o paciente tinha histórico de problemas cardíacos.
Até o dia 25 de janeiro, Pernambuco registrou 2.568 casos leves de Covid-19. Entre essas notificações, 20 pacientes desenvolveram Srag, necessitando hospitalização. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que 52% dos casos de síndrome respiratória no Brasil neste ano foram causados pela Covid-19.
A SES-PE alerta que, apesar da baixa incidência de casos graves no estado, é fundamental manter as medidas de prevenção, principalmente devido ao aumento da circulação do vírus neste período do ano. A recomendação é que, ao apresentar sintomas como febre, tosse e dor de garganta, a testagem seja realizada entre 48 e 72 horas após o início dos sinais, em unidades de saúde.