O Farol Santander São Paulo, referência em cultura, lazer e turismo, apresenta sua primeira exposição de 2025: “Cícero Dias – com açúcar, com afeto”, a partir de 24 de janeiro. Com curadoria de Denise Mattar, produção da MG Produções e consultoria de Sylvia Dias, filha do artista, a mostra reúne 42 obras e estará disponível para visitação até 27 de abril no 22º andar do edifício. A exposição faz parte das comemorações pelos sete anos do Farol Santander.
A exposição oferece um mergulho na vida e obra do pernambucano Cícero Dias (1907-2003), artista cuja trajetória foi marcada por uma conexão profunda com suas raízes no Engenho Jundiá em Escada/PE, mesmo após estabelecer-se em Paris. Lá, ele conviveu com expoentes da vanguarda artística, como Pablo Picasso e Alexander Calder. Dividida em um percurso circular, a mostra explora diferentes fases da produção artística de Cícero Dias. As aquarelas oníricas dos anos 1920, as pinturas memorialistas dos anos 1930 e as incursões pelo surrealismo na década de 1940 marcam o início da jornada. O abstracionismo dos anos 1950 e a retomada da figuração com toques nostálgicos e surrealistas entre 1960 e 1990 completam a narrativa.
Segundo a curadora Denise Mattar, “o trabalho de Cícero Dias nos anos 1920 era diverso de tudo o que se produzia na época. Ele sacudiu os modernistas brasileiros com a força, a estranheza e a espontaneidade de sua obra”. Entre os destaques da exposição está a aquarela inédita “Cabaré” (1920), adquirida originalmente por um colecionador francês nos anos 1930 e recentemente repatriada por colecionadores brasileiros. Outro marco é a tela aquarelada “Casa Grande do Engenho Noruega” (1933), que ilustrou diversas edições do clássico Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre.
A mostra também conta com obras táteis, como “Baile no Campo” (1937) e “Sem Título” (s.d.), oferecendo recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual. As obras exibidas pertencem a importantes instituições, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e coleções particulares renomadas, incluindo as de Gilberto Chateaubriand e Marcos Simon.
Sobre o artista
Cícero Dias, descrito pelo crítico francês André Salmon como um “selvagem esplendidamente civilizado”, teve uma carreira longa e inovadora, iniciada no Brasil em 1928. Apesar de radicar-se na França, suas obras mantiveram forte conexão com suas origens brasileiras, atravessando tendências como o modernismo, surrealismo e abstração.
Serviço
Exposição: “Cícero Dias – com açúcar, com afeto”
Local: Farol Santander São Paulo – 22º andar
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo
Período: 24 de janeiro a 27 de abril de 2025
Ingressos: Disponíveis no site oficial do Farol Santander
A exposição promete encantar o público ao relembrar a genialidade de Cícero Dias, reafirmando seu papel como um dos grandes nomes da arte brasileira.