
PRESÍDIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO INAUGURA ESCOLA PARA REEDUCANDOS
O Presídio de Vitória de Santos Antão (PVSA) ganhou uma escola prisional nesta sexta-feira, dia 29. O espaço, onde funcionava o anexo da Escola Estadual ASP Aldo José da Silva, passou por requalificação e foi criada a unidade escolar com o mesmo nome. A ação é uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), e a Secretaria Estadual de Educação.
A escola do PVSA dispõe de vagas para 272 alunos, divididos em turmas dos ensinos fundamental e médio. Toda a normatização da instituição educacional atende a normas legais do Ministério da Educação. “O estudo é um dos pilares da ressocialização, é o meio que oportuniza as pessoas privadas de liberdade a pensarem e projetarem suas vidas além do ambiente carcerário. É através do estudo que se desenvolve o espírito crítico diante do que se apresenta na vida e a sociabilidade tão necessários ao exercício da cidadania”, disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides.
Em Pernambuco, há ensino formal, em anexos ou escolas, em todas as unidades prisionais, com exceção do Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, por ser uma unidade que funciona como porta de entrada para o sistema. Já os espaços para leitura há em todos os estabelecimentos penais e na cadeia pública de Petrolina.

