26.5 C
Nova Iorque
segunda-feira, agosto 8, 2022

Buy now

spot_img

MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO VÃO RECEBER APOIO DA SUDENE PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O estado de Pernambuco passou a contar com mais uma ação coordenada pela Sudene para estimular o desenvolvimento de municípios com indicadores sociais e econômicos mais frágeis. O Projeto de Desenvolvimento Federativo foi lançado ontem em Serra Talhada, durante evento que contou com a presença de gestores municipais, representantes de instituições parceiras e empreendedores locais.

“O projeto busca interiorizar as atividades de desenvolvimento regional. São 2074 municípios na área da Sudene. E a ideia é levar ações de políticas públicas para aqueles que mais precisam de nossa presença. Por isso, reunimos várias instituições parceiras para apresentar seus programas e ações em todos esses territórios”, explicou o diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene, Marcos Falcão.

Os critérios para seleção dos municípios participantes do Projeto de Desenvolvimento Federativo levam em conta o PIB per capita, o contingente populacional (até 20 mil habitantes), além dos os indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal), que monitorou a situação das administrações públicas na área da autarquia. “Selecionamos um município polo em cada estado da área da Sudene. Em Pernambuco, Serra Talhada ocupa este papel. As ações se estendem para mais cinco municípios do entorno da cidade”. Este grupo, chamado de célula de desenvolvimento integra a rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

Em Pernambuco, os municípios beneficiados são Serra Talhada (polo), Calumbi, Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde e Betânia. Para levantar as necessidades de cada participante do projeto, a Sudene promoveu entrevistas com os gestores municipais. As informações indicadas nesta etapa foram analisadas e constituíram a base da elaboração dos planos de ação. O fortalecimento da agricultura familiar, o desenvolvimento do turismo rural e de aventura e a capacitação da mão de obra (empreendedorismo, manejo de produção) foram os principais desafios econômicos apontados pelos gestores.

Considerando o levantamento junto aos gestores, a Sudene trouxe ao evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), além do Sebrae e do Banco do Nordeste. Entre as principais ações apresentadas, estão a capacitação de produtores rurais e servidores, o desenvolvimento de cadeias produtivas potenciais e o investimento na consolidação de equipamentos de infraestrutura e conectividade, que ampliem o acesso à internet.

Durante o evento, os prefeitos assinaram protocolos de intenções com a Sudene para a participação no Projeto de Desenvolvimento Federativo. Os planos de trabalho contemplam a realização de oficinas, reuniões de trabalho, além do levantamento de dados para oferta de serviços pela força-tarefa institucional proposta pela Sudene. As ações serão revisadas em três meses, para verificação do cumprimento das metas estabelecidas para cada participante.

Além da apresentação da Sudene e dos parceiros institucionais do projeto, o evento contou com a exposição de produtos típicos das economias dos municípios participantes. O gerente da unidade Sebrae Sertão (PE), Henrique Malaquias, destacou o potencial do Projeto de Desenvolvimento Federativo para estimular as cadeias produtivas locais, a partir da união das cadeias produtivas locais. “É uma ação para que os outros municípios vejam que eles têm ações complementares. Podemos construir uma grande rede para promover o turismo, artesanato, apicultura, caprinos de corte e leite, entre outros”, disse o gestor.

O evento também contou com uma feira de exposição de produtos típicos das economias locais, com a participação de empreendedores locais.

Related Articles

Escreva uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
3,429FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles