Saúde

PERNAMBUCO TEM PRIMEIRA CRIANÇA ENTRE 5 E 11 ANOS VACINADA CONTRA A COVID-19

Maria Antônia Oliveira, de 11 anos, foi a primeira criança pernambucana na faixa etária de 5 a 11 anos vacinada contra a Covid-19 no Estado. Diagnosticada com síndrome de Down, Maria recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer/Comirnaty no início da tarde da última sexta-feira (14), em vacinação simbólica realizada pela Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco na Associação Afeto, Zona Norte da capital pernambucana.

Outras cinco crianças com síndrome de Down e uma com autismo assistidas no serviço também receberam a primeira dose da vacina, aplicada pela superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo, durante o ato simbólico. A pequena Bela Carvalho, de 7 anos, foi outra das crianças vacinadas hoje. Animada, Bela, que tem síndrome de Down, afirmou estar emocionada com o momento. Sentimento compartilhado com a mãe, a empresária Juliana Carvalho, de 36 anos. “Acompanhamos nossos filhos nestes anos de pandemia, sem escola, privados de ver os amigos. Chegar nesse momento é uma realização depois de tudo o que a gente passou”, pontuou.

“Se você é pai, mãe ou responsável por uma criança, aja com responsabilidade. Temos que levar todas para se vacinarem. Lembrando que toda criança que se vacinar no Recife ganhará um livro, como um estímulo à leitura. Vacina no braço e livro na mão são os elementos mais poderosos para vencermos a pandemia”, acrescentou o prefeito do Recife durante o ato, João Campos.

As 60 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h50 e seguiram para sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE) para conferência e posterior encaminhamento aos municípios. Toda a logística já estava montada para o envio das doses para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *