21.2 C
Nova Iorque
sábado, junho 25, 2022

Buy now

spot_img

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO ANUNCIA SUSPENSÃO DE FESTAS DE CARNAVAL

A Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão anunciou na última sexta-feira (07), a suspensão da programação de rua do Carnaval 2022 e dos shows da Festa do Glorioso Santo Antão, padroeiro do município. A decisão anunciada pelo prefeito Paulo Roberto, durante reunião do plano de enfrentamento à Covid-19 e a H3N2, visa a preservação da saúde dos vitorienses.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito Edmo Neves, vereadores, secretários municipais e representantes de vários setores, como da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Hospital João Murilo, Apami, Associação de Blocos de Trios da Vitória (ABTV) e Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense (ACTV).

A medida ocorre após avalição da central de monitoramento da Secretaria de Saúde e Bem-Estar do município, a qual identificou aumento da procura de usuários pelo centro de testagem para a Covid-19, na UPA-E, e do número de atendimentos ambulatoriais às pessoas com sintomas gripais na UPA-E e nas unidades de saúde. Além disso, a cidade voltou, nos últimos dias, a ter confirmação diária de casos novos da Covid-19 e chegou a 182 casos de influenza detectados. Também foi confirmado o primeiro caso de dupla infecção por Covid-19 e Influenza em Vitória, que evoluiu para um quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag).

Em Vitória, o agravamento da situação pode ser percebido pela necessidade de reabertura de 10 leitos de UTI no Hospital João Murilo, que já estão todos ocupados. “A população precisa entender que é um momento complicado. A gente precisa voltar a acender todos os alertas e voltar a se prevenir”, destacou Roberta Câmara, gestora do HJMO. Para Felipe Prohaska, infectologista da Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Vitória, é preciso empenho de todos para evitar a aceleração de novos casos. “Observamos que o número de casos foi explosivo neste final de ano. E para a H3N2, nós só devemos tomar a vacina no final de abril. Então, o cenário a ser observado nesses meses de janeiro e fevereiro vai depender do comportamento da população”, disse.

ESTRATÉGIAS
Entre as medidas de enfrentamento adotadas pelo município, estão: três pontos de vacinação contra a Covid-19 fixos (Pátio de Eventos, Salão Paroquial da Matriz de Santo Antão e Vitória Park Shopping) e um itinerante, através do programa Vacina em Casa, cujo carro passa nos bairros diariamente. Os pontos também contam com vacinação contra a gripe, além das 36 unidades de saúde que estão imunizando conta a influenza.

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar também tem realizado campanhas de vacinação dos trabalhadores do comércio, bem como dos servidores municipais. Mais de 84 mil doses de vacinas contra a influenza e mais de 200 mil doses contra a Covid já foram aplicadas. A gestão também tem intensificado o número de testes de Covid.

Related Articles

Escreva uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
3,360FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles