RECIFE INICIA OFICIALMENTE VACINAÇÃO EM IDOSOS A PARTIR DE 85 ANOS NESTA QUARTA

Após a cerimônia simbólica do governo do estado que impulsionou a vacinação de 10 idosos no Compaz Ariano Suassuna, a Prefeitura do Recife dará início oficialmente, nesta quarta-feira (27), a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 85 anos. Para distribuir a imunização da AstraZena/Oxford, o município montou nove centros de vacinação, totalizando 65 salas de vacina, além de três pontos de drive-thru. A capital pernambucana recebeu 16.520 mil doses do imunizante produzido em conjunto pelo fármaco indiano e pela universidade inglesa e, com isso, vai avançar para a segunda etapa do Plano Recife Vacina com as 16.520 mil doses disponíveis para o grupo prioritário.

Maria das Neves, de 91 anos, saiu de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para receber o imunizante. “Desde o início da pandemia, eu já tinha expectativa de tomar a vacina. E quando anunciaram que ia começar aqui no Recife, já pedi pra minha filha fazer o meu cadastro e agendar. Acredito e confio na vacina, tanto que tomo a de gripe todo ano”, disse a aposentada, momentos antes de garantir a primeira dose da proteção contra a doença. 

Seu William Machado, de 85 anos, passou os últimos meses em casa isolado, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. O motivo pelo qual saiu de casa, nesta terça, com a filha Ruth, foi especial. “Criei coragem para estar aqui e tomar a vacina, porque nós precisamos dela para acabar com essa doença”, declarou o contador aposentado.

Os centros de vacinação funcionarão, a partir desta quarta (27), de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, para atender o público-alvo da segunda etapa do Plano Recife Vacina. Para ser imunizado, é necessário fazer um cadastro online pelo endereço
minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). Em seguida, o usuário poderá agendar o dia, horário e local da vacinação.

Essa estratégia foi pensada para garantir que os idosos passem o menor tempo possível expostos ao risco, por isso estamos disponibilizando o agendamento, e abrindo vagas em vários pontos da cidade. É importante que o idoso realize o cadastro previamente para facilitar o agendamento da sua imunização”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. A gestora ressalta ainda que os idosos acamados receberão a visita de uma das 26 equipes volantes, para serem imunizados em casa.

Os idosos que não conseguirem fazer o cadastro, poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão receber suas doses de vacina.

Do Diario de Pernambuco.

Compartilhe:

Comentários

comments