PREFEITURA DE CORTÊS EMITE NOTA SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA FORNECIDA PARA A POPULAÇÃO

Após publicação feita pelo AN nesta segunda-feira, dia 26, sobre a qualidade da água fornecida à população da cidade de Côrtes. A Prefeitura do Município emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso. Confira.

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Cortês vem esclarecer aos munícipes, sobre as reportagens veiculadas pela imprensa e pelas redes sociais, referente à qualidade da água tratada e distribuída em Cortês.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura, através do Departamento de Águas, informa que a qualidade da água distribuída à população de Cortês obedece integralmente aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira, o que dispõe sobre o controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade, definidos no anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 de 28/09/2017, do Ministério da Saúde.

De acordo com os laudos técnicos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) órgão fiscalizador da qualidade da água em nosso município, foi atestado a potabilidade nos 10 pontos de controle nos meses de Janeiro e Fevereiro com ausência de coliformes totais, além dos níveis de turbidez , PH, cloro residual e outros, estarem de acordo com o que preconiza a legislação, atendendo todas as normas do MINISTÉRIO DA SAÚDE, estando portanto, apropriada ao consumo humano.

Considerando às recomendações sobre o Covid-19, cancelaram as coletas nos meses subsequentes, mesmo diante disto, continuamos realizando o nosso rigoroso controle e tratamento com todos os produtos e dosagens previamente estabelecidas pelo órgão, dando continuidade à excelência da qualidade da água distribuída para os nossos munícipes.

Informamos ainda, que não nos responsabilizamos pelo consumo da água realizado de forma clandestina na adutora, antes da estação de tratamento. Estamos reforçando a fiscalização no combate a esses tipos de ações, considerados crimes de acordo com nossa legislação vigente, o que traz danos ao órgão público e prejuízos irreparáveis a saúde.

Na oportunidade, reiteramos nossa atenção e compromisso diário com a qualidade da água tratada e distribuída a população de Cortês.

Cortês, 25 de maio de 2020

Compartilhe:

Comentários

comments