CARROS ANTIGOS E CLÁSSICOS AINDA TÊM ESPAÇO NAS RUAS

Os carros exercem um grande fascínio entre as pessoas, que costumam às vezes a se interessar por eles ainda na infância, desenvolvendo assim ao longo dos anos um grande carinho por essas máquinas. Uma das vertentes desse grande interesse presente na nossa sociedade definitivamente são os carros antigos, que atraem a atenção e o interesse das pessoas por representarem épocas já há muito superadas. Eles com certeza são uma parte importante do grande mercado de colecionadores de carros. 

O mercado de carros antigos movimenta bilhões de dólares todos os anos. As pessoas quando se interessam em investir nesse mercado não é tanto pelo dinheiro, entretanto, normalmente elas são amantes dessas máquinas cheias de história. É bem mais emocional o laço do que financeiro, sem dúvidas. Por isso, caso você queira pesquisar um Fusca para comprar, sabendo que ele é um dos modelos de carro mais procurados pelos colecionadores, provavelmente você encontrará muitas e ótimas opções. 

Laços afetivos

Além da questão da tradição, que com certeza faz com que o sujeito permaneça ligado àquilo que ele conheceu desde a mais tenra idade, temos a questão dos laços afetivos. A tradição é também uma questão de afetividade, mas ela pode ser mais ampla, fazendo com que o interesse das pessoas por carros antigos seja mais generalizado. Enquanto isso, quando pensamos na questão do laço afetivo nessa questão, estamos falando sobre sentimentos mais centralizados acerca desse tipo de carro. 

Por exemplo, quando alguém só gosta e se interessa por um determinado carro específico, porque este lhe lembra do seu avô morto há muito tempo e que tinha esse mesmo carro em sua garagem. Outro exemplo é quem está interessado em adquirir uma Kombi, pois ela lhe lembra a época de escola em que ela ia de Kombi para às aulas. Esse tipo de memória é ativada quando a pessoa vê e entra em contato com um modelo de carro específico, porque ela tem um laço afetivo com o mesmo. 

Tradição

Apesar de que a tradição não é uma qualidade tão valorizada pelas pessoas hoje em dia, o fato é que os laços culturais e existenciais que unem uma família, um pai para com um filho e vice e versa, ainda são muito importantes e significativos para muita gente. Muita gente que se dedica a comprar e vender carros antigos, a restaurar modelos raros como hobby ou o que seja, aprendeu e desenvolveu esse amor todo pelos automóveis por influência de alguém bem próximo. Isso é bem bonito e merece muita admiração. 

Assim, para manter a tradição viva e dar um norte para a vida da pessoa, o interesse por carros antigos preenche uma parte grande e emotiva da sua vida. O vínculo das pessoas com a tradição pode ser uma explicação para que os carros antigos e clássicos continuem sendo presentes, já que elas gostam e veem nos carros a oportunidade de se manterem próximas às suas raízes. 

Restauração 

Muitos colecionadores gostam de comprar carros antigos em péssimo estado, para poder restaurar eles mesmos aos poucos tal exemplar. Isso faz com que se crie uma relação ainda mais próxima com o carro, já que você mesmo irá trabalhar para restaurar a sua mecânica, irá procurar no mercado as peças que estiverem faltando e que precisem ser repostas, se tornando assim um verdadeiro especialista naquele tipo de carro. Até mesmo existem pessoas que não fazem elas mesmas o serviço de restauração, mas acompanham de pertinho o trabalho dos profissionais. 

Com essa indústria de restauração aquecida e surgindo cada vez mais tecnologia apropriada para fazer rodar um carro já muito maltratado pelo tempo, o número de carros que conseguem continuar circulando está cada vez mais alto. Se antes muitos desses veículos são meras carcaças impossibilitadas de rodar, depois de muito trabalho e dinheiro também, conseguem voltar à ativa. Por isso, carros antigos costumam ser frequentes em cidades em que esse mercado é forte. 

Feiras de carros antigos 

As feiras de carros antigos já há algum tempo vêm sendo uma verdadeira sensação aqui no nosso país. Os amantes dos modelos clássicos crescem cada vez mais, além do poder aquisitivo do brasileiro que aumentou significativamente nos últimos vinte anos, possibilitaram que o mercado crescesse o suficiente para ter espaço em salões e feiras disputadas de automóveis, além de terem os próprios eventos dedicados a eles. Quanto mais o tempo passa, mas esse mercado se consolida e leva as pessoas a quererem conhecer mais e expandir o próprio conhecimento sobre esse mundo. 

Espaço na mídia 

A televisão vem ajudando a impulsionar esse momento para os carros antigos, sendo que em muitos programas de grande audiência o assunto é comentado e ilustrado. Programas como o Auto Esporte, além de quadros como Lata Velha do Caldeirão do Huck (ambos da Rede Globo), fazem com que o público geral passe a ter mais conhecimento sobre o assunto, despertando o interesse dessas pessoas. Sabemos o quanto a televisão tem impacto sobre a população brasileira, e obviamente aparecer na telinha ajuda e muito a divulgar as coisas. 

 

Para você que acompanhou esse artigo sobre os carros antigos que ainda tem espaço nas ruas, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender! 

Compartilhe:

Comentários

comments