PLACAS MERCOSUL COMEÇAM A SEREM IMPLANTADAS EM VEÍCULOS DE PERNAMBUCO

A transição entre o atual sistema de emplacamento de veículos e as novas Placas de Identificação Veicular (PIVs), conhecidas como Placas Mercosul, começa na sexta, dia 31, segundo o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A partir de segunda, dia 03, as empresas credenciadas iniciam o processo de comercialização do novo modelo de placas.

Com três números e quatro letras, as PIVs são exigidas em situações específicas. Os veículos com placa cinza podem circular por tempo indeterminado. De acordo com o Detran-PE, as atuais placas, de cor cinza, só devem ser instaladas em veículos que tenham ordem de emplacamento emitida até a quinta (30).

A partir da sexta (31) até o sábado (1º), o atendimento de veículos que gere ordem de emplacamento fica suspenso para adequações do sistema do Detran-PE ao novo modelo.

As Placas de Identificação Veicular são exigidas nas seguintes situações: Primeiro emplacamento, Mudança de categoria (de carro de passeio para táxi, por exemplo), mudança de município ou de unidade federativa, furto, roubo, extravio ou dano e segunda placa traseira

A troca também é possível para os motoristas que desejem fazer a troca voluntária da placa cinza pela Placa Mercosul. Porém, é preciso estar atento à necessidade da realização de vistoria de identificação veicular para a emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Compartilhe:

Comentários

comments