SECRETÁRIO DILSON PEIXOTO RECEBE DEMANDAS DA FETAPE PARA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, recebeu da direção da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), a pauta do movimento para o fortalecimento da agricultura familiar, em encontro realizado nesta segunda-feira (21) na sede da entidade – que representa 174 sindicatos e mais de um milhão de agricultores e agricultoras do Estado. 

A pauta apresenta sugestões relacionadas ao fortalecimento das ações de convivência com o Semiárido, agroecologia, acesso a terra, comercialização e reestruturação sócioprodutiva da Zona da Mata.

Entre os pontos apresentados pela direção da entidade, destacam propostas como a ampliação da infraestrutura hídrica no meio rural e a adoção de medidas emergenciais para minimizar os impactos da estiagem atual; implantação de um programa estadual de sementes; assegurar a regularização fundiária; elaborar o plano de reestruturação socioprodutiva da Zona da Mata e ampliar a fiscalização sobre a comercialização e utilização de agrotóxicos e apoiar as feiras agroecológicas de Pernambuco. Ficou definida ainda a realização de um seminário para debater as políticas públicas voltadas à agricultura familiar no Estado, que deve ser realizado ainda em junho.

Além das demandas direcionadas à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), também foram apresentados pleitos ligados a outras pastas, como a solicitação de ajustes no programa Chapéu de Palha, gerido pela Secretaria de Planejamento do Estado.

O secretário Dilson Peixoto assumiu o compromisso de trabalhar os itens ligados à SDA com as vinculadas (IPA, Iterpe, Adagro e Ceasa) e intermediar a discussão das demandas relacionadas a outras pastas.  “No próximo dia 3 de junho já teremos uma primeira reunião entre a equipe técnica da Secretaria e vinculadas e a Fetape para discutir as ações que serão desenvolvidas e quais sugestões podem ser atendidas a curto e médio prazo”, adiantou.

Segundo a presidente da Fetape, Cícera Nunes, as demandas se tornam ainda mais urgentes diante do cenário político nacional, com a ameaça de perdas de direitos, o que torna essencial o fortalecimento das políticas que melhorem a vida das pessoas do campo.

Comentários

comments