AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE CHÃ GRANDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

A manhã desta terça-feira, 12, foi voltada para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde. Organizada pela Secretaria de Saúde, a ação foi realizada na sede da Associação, contando com a participação da enfermeira Lislane Marlete, da Unidade de Saúde da Família (USF) do sítio Malhadinha, na zona rural de Chã Grande. A palestra teve como tema planejamento familiar, abordando desde os riscos de infecções sexuais a gravidez indesejada.

Para a coordenadora da Atenção Básica do município, Edizângella Shirlley, a ação vem proporcionar uma qualificação aos profissionais chã-grandenses, com capacitações sobre assuntos específicos. “A capacitação é de suma importância, tanto para a saúde do município quanto para os agentes de saúde, pois eles estão na ponta, e cada dia mais eles precisam se capacitar pra o trabalho ser eficaz”, destaca.

Seguindo o cronograma de capacitações ofertadas pela Secretaria de Saúde, no próximo mês a categoria vai conhecer um pouco mais sobre os serviços do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF).

Além da capacitação, o dia também foi marcado pela entrega dos kits de trabalhos dos Agentes. O material foi entregue pelo secretário de saúde do município, Jairo Paiva, complementando a entrega do fardamento dos profissionais, ocorrida no fim do ano passado. ” Estamos aos poucos cumprindo com as nossas promessas em reuniões com os Agentes de Saúde, já que são reivindicações deles. Então a gente está passando para eles esses kits para facilitar seus trabalhos. Estamos estudando também para no futuro a gente fazer a entrega de tablets”, disse o secretário.

Segundo o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Chã Grande, Silvio André, a realização das capacitações é um anseio da categoria, atendido pelo prefeito Diogo Alexandre. “Isso é bom, pois a gente sempre vai está renovando. As informações mudam, o ciclo de vacinas mudam e a gente vai sempre está informado, pra passar pra população. Esse é o trabalho do Agente de Saúde”, disse.

Salário – No dia anterior, na segunda-feira (11), a categoria recebeu o primeiro reajuste salarial proposto pela administração municipal, aprovado pela Câmara Municipal. A proposta visa equiparar o salário dos ACS e de endemias do município a um piso nacional.

Comentários

comments