WALKÍRIA SANTOS PARTICIPA DE ENCONTRO E PASSA A INTEGRAR CONSELHO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Aconteceu esta semana em Palmares, na Mata Sul, o 3º Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco. Com a principal pauta de discussão, o atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os desafios para os gestores municipais.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), dirigida por Socorro Araújo, reuniu mais de 100 técnicos, secretários municipais e gestores de 21 municípios da Zona da Mata Sul. Durante os dois dias eles debateram e discutiram os problemas ligados à assistência e participaram de seis oficinas promovidas pela SEASS.

De acordo com Socorro Araújo, que abriu o evento representando o secretário Roberto Franca, foi um momento para capacitar, atualizar e nivelar os novos gestores e as equipes municipais da assistência para o trabalho. Socorro fez a palestra de abertura do encontro, sobre os “Desafios da gestão municipal na política de assistência social”.

“A SEASS foi muito feliz ao adotar a estratégia de levar as suas equipes aos municípios para identificar as fragilidades regionais, traçar estratégias e discutir soluções para os problemas”, completou a secretária municipal de Surubim e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PE), Penélope Andrade.

Além das palestras, foram realizadas oficinas com foco nos serviços ofertados pelo SUAS: “Planejamento e Vigilância Socioassistencial”, “Gestão e Orçamento do Fundo de Assistência Social”, “Controle Social”, “Proteção Social Básica/Criança Feliz”, “Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade”, “Segurança Alimentar e Nutricional e Gestão do Cadastro Único/Programa Bolsa Família”.

Um momento marcante no evento, foi a apresentação da Secretária Municipal de Assistência Social de Amaraji, Walkíria Santos, indicada para estar sendo a representante do Conselho Estadual de Assistência Social, na mata sul. ”Na região da mata, temos representação que respeita a territorialidade tendo três representantes do conselho, entres eles, Walkíria Santos de Amaraji”, destacou Penelópe Andrade, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PE).

Comentários

comments