PARA VOTAR, ELEITOR DEVERÁ COMPARECER PORTANDO DOCUMENTO COM FOTO

Identidade, Carteira de Trabalho, ou Carteia Nacional de Habilitação (CNH). Essas são as opções para os eleitores brasileiros apresentarem neste domingo (2), durante as eleições municipais. É que, com a legislação atual, o Título Eleitoral não é suficiente para garantir o direito ao voto dos eleitores. É necessário que um dos documentos com fotos sejam apresentados ao mesário, no momento de identificação.

Os documentos oficiais com foto podem até substituir o Título Eleitoral. Caso o eleitor opte por isso, basta conhecer a sua seção eleitoral e, no caso de cidades maiores, conhecer também a zona eleitoral. No caso de cidades menores, como Chã Grande, por exemplo, todos os títulos registram a 30ª Zona Eleitoral, a mesma que Gravatá.

Voto obrigatório – O voto no Brasil é obrigatório, mas não para todos. Menores de 18 anos e maiores de 70 anos ficam de fora da obrigatoriedade, podendo optar pelo comparecimento ou não às urnas.

Voto justificado – Para quem está fora de seu domicílio eleitoral, a Justiça disponibiliza o voto justificado, em todas as seções eleitorais. Para justificar, é necessário que o eleitor apresente Título Eleitoral e documento de identificação com foto. Eleitores que não justificarem poderão pagar multas, com valores estabelecidos pela legislação.

Do Chã Grande News.

Compartilhe:

Comentários

comments