PROPRIETÁRIO DE ENGENHO PRESTA QUEIXA E DENUNCIA QUE DESTILARIA DESPEJA PRODUTOS QUÍMICOS NO RIO AMARAJI

O senhor José Ricardo Lins de Andrade, proprietário do Engenho Palmares, em Amaraji/PE. Esteve na Delegacia de Polícia Civil do município na terça-feira (08), para denunciar o despejo de vinhaça da Destilaria Campo Bello em sua propriedade e no Rio Amaraji.

Em suas mãos uma liminar do Fórum de Amaraji, que segundo ele, proíbe a empresa de despejar o produto, mas que até o momento não foi dado cumprimento por parte da destilaria.

Em fotos enviadas pelo denunciante a nossa redação, ver-se os açudes cheios de vinhaça, transbordando e escorrendo pelas estradas, ainda segundo ele, a aspersão de vinhaça é realizada em área de declives superiores a 45º que escorre para os riachos que desembocam no Rio Amaraji.

Ainda segundo o proprietário do Engenho Palmares, os atuais administradores da destilaria não tem autorização do proprietário para tal atividade, que além de contaminar as nascentes da região, causam a morte dos peixes no Rio Amaraji, além de queimar a vegetação por conta das horas excessivas que passam com aspersores do tipo canhão ligados.

De acordo com José Ricardo, os canais que margeiam os fragmentos de mata atlântica, estão sendo utilizados para levarem a vinhaça para as partes mais altas e em seguida é aberta as passagens que a liberam para escorrer nas estradas e também serem aspergidas pelos canhões.

Segundo o denunciante, a indústria não possui o plano de utilização da vinhaça para a safra 2015/2016 aprovado pela CPRH.

De acordo com José Ricardo, aspersores jogando a vinhaça em áreas com declives superiores a 45º e sobre a mata atlântica preservada pelos proprietários.

Fotos cedidas por José Ricardo
Fotos cedidas por José Ricardo

Ainda segundo ele, esses canais na foto abaixo margeiam os fragmentos de mata atlântica, e estão sendo utilizados para levarem a vinhaça para as partes mais altas e em seguida é aberta as passagens que liberam a vinhaça para escorrer nas estradas e tb serem aspergidas pelos canhões.

Fotos cedidas por José Ricardo
Fotos cedidas por José Ricardo
Fotos cedidas por José Ricardo
Fotos cedidas por José Ricardo
Fotos cedidas por José Ricardo
Fotos cedidas por José Ricardo
Compartilhe:

Comentários

comments