CPRH RESGATA 32 PÁSSAROS SILVESTRES NA MATA SUL

Trinta e dois pássaros silvestres que estavam presos em gaiolas em uma serraria e em residências no distrito de Campos Frios, município de Xexéu, região da Mata Sul de Pernambuco, foram resgatados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A equipe do Setor de Fiscalização Florestal encontrou, entre as aves, a espécie “pintor-verdadeiro” (Tangara fastuosa), endêmico da região Nordeste, que está na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Os fiscais chegaram ao local para atender a uma denúncia a respeito de uma serraria que funcionava irregularmente e acabaram resgatando os pássaros. A equipe resgatou um papa-capim coleiro (Sporophila Caerulescens), conhecido como coleirinho por apresentar um “colar” branco e negro.

Em outra serraria da região, oito pássaros silvestres presos, seis toras de árvores nativas da Mata Atlântica, como sucupira e murici, três motores e três mancais.

A equipe flagrou ainda o desmatamento de duas áreas de Mata Atlântica, totalizando quatro hectares de terra, onde os proprietários derrubaram espécies nativas para o cultivo de abacaxi e de macaxeira. Vinte sacos de carvão foram recolhidos por policiais da Companhia Independente de Meio Ambiente (Cipoma), que participaram da operação. Os responsáveis pelos desmates foram obrigados a acabar com as plantações. Retiradas essas culturas, a mata se regenerará naturalmente.

Do Diario de Pernambuco.

Compartilhe:

Comentários

comments