GOVERNO LANÇA PRÊMIO PARA INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DA CULTURA EM PERNAMBUCO

Com o intuito de incentivar a defesa das expressões artísticas do estado foi lançado o prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, lançado, nesta segunda-feira (17), pelo Governo, em solenidade no Teatro de Santa Isabel. O governador Paulo Câmara assinou o decreto instituindo a premiação durante a abertura da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que segue até esta sexta-feira (21), com eventos em sete municípios.
 
A coordenação será da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Poderão participar os projetos que tenham sido desenvolvidos ou estejam em desenvolvimento no Estado até o ano corrente. O edital contemplará três categorias: formação (ações educativas); promoção e difusão (comunicação e mídia); além de acervos documentais e memória cultural. A iniciativa, que será realizada anualmente, disponibilizará R$ 60 mil em premiação. O 1º colocado de cada categoria receberá R$ 20 mil. 
 
Para o chefe do Executivo estadual, a seleção pública é mais uma ferramenta adotada no intuito de proteger o legado do povo e também afirmou que a preservação dos aspectos culturais faz parte do desenvolvimento de uma nação.
 
Ao destacar a importância da premiação, o secretário de Cultura, Marcelino Granja, disse que a preservação do patrimônio dialoga com a juventude.
Compartilhe:

Comentários

comments