PARABÉNS AMARAJI PELOS 147 ANOS DE FUNDAÇÃO

A pequena cidade de Amaraji, na zona da mata sul do estado, completa 147 anos de fundação, algo inusitado no estado por ser a única cidade que comemora fundação ao invés de emancipação politica.

Pela comemoração é feriado municipal. Nesta quinta-feira (23), a cidade receberá a visita do governador Paulo Câmara que estará no município para inaugurar obras realizadas com recursos do estado.

Amaraji

O município de Amaraji surgiu em torno de uma feira, realizada aos domingos, no Engenho Garra, a partir de 23 de julho de 1868. A feira atraiu o comércio e novas habitações. Foi crescendo um povoado denominado São José da Boa Esperança. Foi construída uma capela, tendo este santo como padroeiro. Em 1889, a Lei Provincial nº 2137 de 9 de novembro, elevou o povoado à categoria de Vila, a Vila de São José da Boa Esperança, pertencente ao município de Escada. No ano seguinte, foi criado o município com a denominação de Amaracy, depois Amaragi e atualmente denominado Amaraji. Foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 991, de 1 de julho de 1909. O município é formado pelo distrito Sede e pelo povoado de Demarcação.

Compartilhe:

Comentários

comments