NOVO AVISO METEOROLÓGICO ALERTA PARA CHUVAS FORTES NAS 24HS

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu, no início da manhã desta terça-feira (28), um novo aviso meteorológico alertando sobre chuvas fortes na Região  Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Norte e Sul do estado nas próximas 24 horas. Segundo a nota, áreas de instabilidades estão causando o aumento da nebulosidade e ocasionando as precipitações. Ainda de acordo com a agência, a situação dos rios do estado se encontra nos níveis normais.

Há também um alerta da Marinha, emitido ontem, sobre mau tempo indicando ressaca entre Aracaju, em Sergipe, e Touros, no Rio Grande do Norte, e incluindo todo o litoral de Pernambuco. O alerta de ondas de até 2,5 metros, é válido da 9h da quarta-feira à 0h da sexta-feira. Segundo a Codecipe, o aviso de ressaca vale tanto para o maior nível do mar, preamar, como para o menor nível. A previsão coincide com um cenário de chuvas fracas na Região Metropolitana do Recife e as zonas da Mata Norte e Sul.Segundo o Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO) da Marinha do Brasil, considerando o Porto do Recife, neste mês a previsão de ondas de 2,5 metros tinha indicação para os dias 3 (4h34), 4 (5h19) e 31 (3h32). Mas para os dias 29 e 30 o indicativo máximo era de ondas de 2,3 metros, na quinta-feira (2h47 e 15h13).

O Serviço Meteorológico Marinho da Marinha do Brasil emite aviso de mau tempo quando há previsão de ressaca com ondas de 2,5 metros ou mais atingindo a costa ou de 3 metros acima em águas profundas. Outros dois motivos são previsões de visibilidade restrita a 1 quilômetro ou menos e vento de força 7 acima na escala Beaufort (intensidade de 28 nós ou mais).

Do Diario de Pernambuco.

Compartilhe:

Comentários

comments