MORADORES ACUSAM DESTILARIA DE DESPEJAR VINHAÇA NO RIO EM AMARAJI

Moradores da cidade de Amaraji, na zona da mata sul do estado, usaram as redes sociais esta semana para denunciar o destino que a Destilaria Campo Bello vem dando a vinhaça. De acordo com os moradores a empresa vem despejando de forma desorganizada o resíduo no rio afetando gravemente o ecossistema.

Ainda de acordo as denúncias, um terreno estaria sendo usado próximo ao rio para despejo de produtos da vinhaça, que são tóxicos a saúde, afetando inclusive moradores da zona rural.

Ainda de acordo com pescadores encontrados nas margens do Rio Amaraji, é constante o despejo da vinhaça por parte da destilaria, chegando a ser sentido um forte odor na água do rio, e é visível quando despejada por causar a morte de diversos peixes que ficam boiando no rio.

Nossa equipe entrou em contato com a Destilaria Campo Bello, mas até o fechamento desta reportagem, a empresa não havia se pronunciado sobre a denúncia.

Ainda entramos em contato com um técnico da CPRH, de acordo com ele a população pode fazer denúncias junto ao órgão através do telefone (81) 3182-8923, mas devido ao pouco efetivo a fiscalização no local pode ser que demore. Outro meio de denunciar é procurando o Ministério Público.

O que é Vinhaça.

A vinhaça (ou vinhoto) é um resíduo do processamento industrial para obtenção do álcool, constituído por uma suspensão de sólidos, rico em substâncias orgânicas e minerais, e com predominância do potássio. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem.

Compartilhe:

Comentários

comments