DOIS TERÇOS DE FUNCIONÁRIOS DA CITEPE SERÃO DEMITIDOS EM SUAPE

Funcionários da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), localizada no Complexo Petroquímico de Suape, foram surpreendidos na última terça-feira (7) com um comunicado –  divulgado pela diretoria da empresa – informando a abertura do programa de demissão voluntária. A orientação da empresa, repassada pelo conselho da Petrobras, é reduzir a equipe em dois terços.

Em números absolutos, significa uma redução de 360 para 140 funcionários, das áreas de produção e manutenção. Nos últimos anos, a empresa fez vários concursos para compor os quadros. A revolta dos funcionários é grande, porque muitos abdicaram de outros empregos em troca da estabilidade dada pela empresa, que faz parte da Petrobras.

Na tentativa de reverter a situação, o Sindicato dos Trabalhadores Têxtis de Ipojuca e região participou nesta quinta-feira (9) de uma reunião com o sindicato dos empresários da indústria e representantes da federação das indústrias têxteis. Mas de nada adiantou.

No encontro, a diretoria apresentou a cartilha do programa de demissão voluntária, redigida pela própria Petrobras, do Rio de Janeiro. Os trabalhadores que não quiserem negociar a demissão voluntária neste momento devem ser desligados nos próximos cinco meses, de acordo com o sindicato da categoria.

De acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores, Rodrigo Rafael, a direção da Petroquímica Suape atribui as demissões aos custos elevados da produção dos produtos. Mas, extraoficialmente, a crise que se instalou na Petrobras é vista como a principal culpada pela onda de demissões.

“A ideia do encontro não foi mais discutir se haveria ou não demissão. Não tinha mais jeito.  O que fizemos foi discutir o plano para a demissão voluntária. Encaminhamos um ofício para o conselho de administração da Petrobras pedindo uma rediscussão do documento, que já veio pronto para nós”, criticou o funcionário.

O plano prevê o pagamento de cinco meses de salário-base, cinco meses de plano de saúde ou cursos de requalificação profissional para outra função.

Do Blog do Jamildo.

Compartilhe:

Comentários

comments