SERES CONVOCA 126 NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS

A Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado (Seres) convocou 126 novos agentes penitenciários de acordo com o Dário Oficial do Estado desta sexta-feira (06). De acordo com a assessoria da instituição, os concursados de 2009 já participaram do curso de formação e terão um prazo de até 30 dias para comprovarem os documentos exigidos para a posse. Eles devem entrar em efetivo exercício no próximo mês. Confira os nomes aqui.

Os demais aprovados na prova escrita, exames médicos, psicotécnico, entre outras fases, ainda aguardam o chamamento para uma nova academia. No último dia 26 de janeiro, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-PE) protocolou um documento junto ao Governo do Estado informando a respeito da carência de servidores no setor.

A entidade reivindicou, na ocasião, a nomeação imediata dos 132 candidatos aprovados no último Curso de Formação, encerrado em dezembro de 2014, o que foi acatado pela administração pública. Eles pedem, ainda, o chamamento de 146 aprovados que já realizaram todas as etapas (inclusive exames médicos) e encontram-se aptos a participar de mais uma academia.

O sindicato solicitou o chamamento de 1.280 candidatos aprovados na primeira fase do processo seletivo para as demais fases (teste físico, exames, entre outras). O Sindasp acredita que, desse quantitativo, restarão ao menos 250 concorrentes após o término das fases. Estes devem começar um outro Curso para, então, ingressarem na categoria.

De acordo com o Sindasp-PE, existem 1.300 agentes em atividade para cuidar de 31 mil presos. Em algumas situações, há mais de 200 presos para cada profissional em certas unidades do complexo.

Em contrapartida, a recomendação nacional é de um agente para cada cinco presos. Segundo o presidente Sindasp-PE, Nivaldo Oliveira, em entrevista ao Blog dos Concursos no último dia 28 do último mês, mais de 60% das guaritas prisionais estão desativadas, mesmo com o reforço de 1.200 policiais militares, deslocados para esse trabalho.

Do Blog dos Concursos.

Compartilhe:

Comentários

comments