GUILHERME UCHOA É REELEITO PRESIDENTE DA ALEPE PELA 5ª VEZ

Com 38 votos, o deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT) foi reeleito pela quinta vez consecutiva para presidir a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo biênio 2015/2016. Uchoa vai completar 10 anos seguidos à frente do Legislativo pernambucano, cargo que assumiu desde 2007.
A votação ocorreu neste domingo (1º). Também disputaram os deputados Rodrigo Novaes (PSD), que teve cinco votos, e Edilson Silva (PSOL), com apenas 1 voto. Somente um deputado votou em branco.
A vitória do pedetista deve ser questionada na Justiça pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que considera a reeleição insconstitucional. A procuradoria da Assembleia garante, porém, que o atual presidente pode ficar no poder até 2018, como revelou em primeira-mão o Blog de Jamildo.
Guilherme Uchoa se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1994, pelo PMDB, quando conquistou 16.137 votos. Assim que chegou à Alepe, foi eleito vice-presidente. Quatro anos depois, virou primeiro-secretário da Casa; cargo que é considerado o segundo mais importante porque administra as finanças.
Em 2007, Guilherme chegou pela primeira vez à presidência da Alepe, com o apoio do ex-governador Eduardo Campos. O socialista apoiou as três reeleições seguintes do pedetista para o comando da Casa.
PROFESSOR E JUIZ – Um dos políticos mais poderosos em Pernambuco, Guilherme Uchoa formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e chegou a lecionar em Igarassu. Ele também foi escrevente da Polícia Civil por dez anos.
Depois, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passou no concurso para juiz e atuou nas comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e do Recife.
Antes de se tornar deputado, foi ainda secretário de Assuntos Jurídicos das cidades de Itamaracá e Paulista. Em 1999, o pedetista propôs a criação do município de Nossa Senhora do Ó, que seria desmembrado de Ipojuca.
No ano passado, Guilherme Uchoa foi o sexto deputado estadual mais votado em Pernambuco, com 69.785 votos. Como revelou o Blog de Jamildo, há uma semana, o deputado pensa em renunciar ao mandato em 2017, quando completar um decênio no comando da Alepe.
Do Blog do Jamildo.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.