DUAS USINAS TERMELÉTRICAS DE PERNAMBUCO SERÃO DESLIGADAS PARCIALMENTE

Duas usinas termelétricas de Pernambuco vão ser desligadas parcialmente. As usinas Pau Ferro e Termomanaus, localizadas em Igarassu, no Grande Recife, terão a operação suspensa das 19h ás 7h do dia seguinte, durante a semana, e paralização total aos domingos. 
A determinação foi expedida pela Agência Estadual de Meio Ambiente, e atende a uma reivindicação dos moradores da região, que reclamavam do ruído dos motores das turbinas, que ultrapassava o limite estabelecido pela lei. 
A medida faz parte de um plano de ação estabelecido, onde a empresa responsável pelas usinas, a E-Brasil, deverá cumprir algumas exigências, entre elas: elevar as paredes onde ficam os motores e instalar silenciadores.
O prazo para que as soluções acústicas sejam implantadas se esgota no final de fevereiro. Além das restrições em relação ao barulho, os caminhões que antes transportavam combustível para as usinas pela PE-27, conhecida como Estrada de Aldeia, agora só podem chegar ao destino pela BR-101.
A usina Termomanaus tem 142 MW de potencia. Já a Pau Ferro tem 94 MW de potencia. 
A reportagem procurou o Operador Nacional do Sistema, a ONS. Ninguém quis gravar entrevista, mas a assessoria do órgão garantiu que pelo sistema ser interligado, o fornecimento de energia não será comprometido devido o desligamento das termelétricas de Aldeia. A concessão das usinas expira em dezembro de 2023.
Da CBN Recife.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.