DEPUTADO FEDERAL NATURAL DE AMARAJI É REELEITO NA BAHIA

O deputado Federal Josias Gomes (PT), natural da cidade de Amaraji foi reeleito para mais um mandato no estado da Bahia.
Ao todo o parlamentar obteve 98.871 votos, um crescimento significativo em comparações com outras campanhas que participou.
O parlamentar está em seu segundo mandando como deputado federal e após esta vitória alcança seu terceiro mandato.
Josias Gomes da Silva é filho de Maria José Alves da Silva e Jesuíno Gomes da Silva. Seu pai, um agricultor, acabou fixando residência em Amaraji, terra onde predominava a cultura da cana de açúcar, ali constituindo família. 
Josias é um dos oito filhos de Jesuíno e Maria José, dos quais apenas dois conseguiram concluir curso universitário. Cursou o ginasial na cidade de Escada, no ginásio agrícola, em regime de internato. Cursou o Segundo Grau no Colégio Agrícola de Belo Jardim, igualmente em regime de internato, onde também criava porcos e plantava pimentão e repolho, que vendia no Ceasa de Recife.
Em 1989 chegou à Bahia, pela região cacaueira, onde participou da coordenação da campanha presidencial de Lula. Também, em 1989, ajudou a organizar a primeira campanha salarial unificada dos trabalhadores rurais da lavoura cacaueira.
Em 1990, coordenou a campanha de Geraldo Simões para deputado estadual. Uma campanha, por sinal, vitoriosa. Ao mesmo tempo, trabalhou pela criação da Central Única dos Trabalhadores na região cacaueira. Em 1992 coordenou a campanha de Geraldo Simões para a Prefeitura de Itabuna. Após esta outra campanha vitoriosa, ocupou a Secretaria de Assuntos Estratégicos, espaço de articulação política da administração municipal.
Em 1997, assumiu a Secretaria Geral do partido no Estado. Dois anos depois, em 1999, foi eleito presidente do PT da Bahia. Em 2000, na função de presidente da legenda, na Bahia, coordenou a campanha municipal daquele ano, quando PT elegeu sete prefeitos e 114 vereadores nos diversos municípios da Bahia. Em 2001, nas primeiras eleições diretas do PT, foi reeleito presidente estadual, ainda no primeiro turno. Ajudou a coordenar a campanha eleitoral de 2004, onde o PT elegeu 19 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 183 vereadores.
Nas eleições de 2002, se elegeu deputado federal com 75 mil votos, distribuídos em 384 municípios e em 2010 foi reeleito com mais de  69 mil votos.
Engenheiro agrônomo desde 1980 e está na vida pública há mais de 20 anos, exercendo os cargos já mencionados. Em toda sua vida sempre se pautou pela defesa da ética e do zelo com o dinheiro público.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.