SECRETARIA DE SAÚDE DE AMARAJI REALIZA SEMANA DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Entre os dias 24 a 28 de março, a Prefeitura de Amaraji através da Secretaria de Saúde realiza a Semana de Intensificação de Ações Contra a Tuberculose nas unidades de saúde do município em alusão ao Dia Mundial de Combate á Tuberculose, celebrado esta segunda -feira (24). O objetivo é dar visibilidades ao controle da doença, com ações de prevenção, tratamento e sensibilização da população 
A semana será aberta com uma palesta de orientação aos profissionais da saúde que estão lotados no Programa da Saúde da Família (PSFs), sobre detecção de novos casos, atenção aos sintomas característicos da doença, aos tipos de exames utilizados e a leitura doa resultados dos exames.
Durante a semana, equipes dos PSF’s realizarão busca-ativa de novos casos e realizarão visitas ás famílias dos pacientes em tratamento para avaliação de contato, ou seja, para verificar-se não houve a exposição de mais alguém á doença. ”Não existe como falar em controle da tuberculose sem citar a importância da equipe multiprofissional” ,enquanto a saúde da família, nas ações de controle do individuo como um todo. As ações estarão sendo intensificadas pelas unidades de saúde no município no sentido de mobilizar os profissionais e a população em geral para a gravidade que é esta doença”.
A tuberculose é um grave problema de saúde no Brasil. Nesse sentido um dos grandes desafios encontrados no seu controle refere-se à disseminação das informações e prevenção da doença, além do elevado número de pessoas que abandonam o tratamento, o que agrava a incidência da doença já que o individuo que não completa o tratamento acaba apresentando resistência aos antibióticos utilizados no tratamento básico, o que exige a adoção de esquemas de medicação diferenciados, mais complexos e pesados.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.