PROJETO RECICLA PE REÚNE PREFEITOS E GESTORES MUNICIPAIS EM OFICINA DE TRABALHO EM GARANHUNS

O Projeto Recicla PE, uma ação da Unidade do Programa Institucional de Resíduos Sólidos (PRO-RS) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), vai realizar de 12 a 14 deste mês, em Garanhuns, uma oficina de trabalho sobre gestão de resíduos sólidos para gestores e técnicos das 12 prefeituras participantes do projeto: Sirinhaém, Rio Formoso, Gameleira, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barreiros, Amaraji e Cortês (Mata Sul), Garanhuns e Buíque (Agreste), Arcoverde e Serra Talhada (Sertão). O encontro será realizado no Hotel do Sesc, das 9h às 18h, nos dois primeiros dias, e até as 12h15 no último (14).
O evento conta com apoio da Fundação Avina e do Centro Técnico de Assessoria e Planejamento Comunitário (Cetap), além dos parceiros do Itep no projeto: Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Desenvolvimento Econômico e PetroquímicaSuape. Participarão também do evento representantes do Comitê Estadual de Resíduos Sólidos, do Fórum Estadual Lixo e Cidadania e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco (MNCR).
A oficina vai servir para debater os temas: Legislação de Resíduos Sólidos, Compostagem com Resíduos Sólidos Orgânicos, Elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e Planejamento de Coleta Seletiva com Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis. Também
PROGRAMAÇÃO – Na manhã do dia 12, entre os palestrantes estará o secretário-executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Helvio Polito, que vai abordar a A Política (Lei estadual nº 14.236/2010) e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco, e o professor Talden Farias (UFPB e Itep), que vai falar sobre a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei federal nº 11.445/07) e a Legislação Nacional de Consórcios Públicos (Lei federal nº 11.107/05).
À tarde, serão destacados o Projeto Recicla Pernambuco, por Heitor Salvador de Oliveira (Itep) e o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os Municípios da Região da Bacia Hidrográfica do Submédio São Francisco, por Lindinalva da Cruz Pinheiro Girão (Semas), além das ações do Movimento Nacional dos Catadores em Pernambuco, por José Cardoso.
No dia 13, os temas a serem debatidos será o Planejamento de Coleta Seletiva com Organização de Catadores de Materiais Recicláveis e Compostagem Orgânica. No dia 14, o gerente do Projeto Recicla PE, Bertrand Sampaio de Alencar, vai falar sobre a Elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos pelos municípios em atendimento à legislação federal.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.