CHEGA A CIDADE DE AMARAJI O CIRCO MÁGICO ALAKAZAN

Wilson Ribeiro da Silva, 70 anos, é um homem de estatura média, careca, franzino, mas de sorriso largo. Costuma dizer que tem vários amigos e, realmente, esbanja simpatia. Com mais de 55 anos de vida circense, ele assumiu um personagem que é conhecido nos mais recônditos lugares de Pernambuco e de outros estados nordestinos: o Mágico Alakazan. 
Com seu Circo Mágico Alakazan, chegou esta semana a cidade de Amaraji para trazer alegria para centenas de crianças e adultos. Já estreando suas apresentações ao público nesta sexta (07) ás 20:30h.
O circo encontra-se armado em Amaraji, no Parque de Vaquejada Sovam, e haverá espetáculos diários a noite para crianças e adultos e espetáculos adicionais de quinta a sábados a tarde direcionado para crianças.

Alakazam já foi homenageado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife com o Troféu Construtores da Cultura. Também recebeu do Ministério da Cultura e da Funarte um prêmio em dinheiro que o possibilitou comprar uma lona nova para seu circo, cadeiras, equipamentos de som e iluminação, proporcionando mais conforto para o público, e melhor estrutura para os artistas. “Está simplesmente lindo, uma lapinha o circo” diz, entusiasmado, o artista. 
O reconhecimento à dedicação e à arte desse artista que hoje é uma referência na região não é à toa. Alakazam e seu circo são um exemplo de persistência,. Qualidade e da força que a arte circense ainda tem. Para ele, porém, é mais simples: “O mais importante são as amizades que se faz. O povo me recebe de braços abertos”, conclui.
Ainda armando a estrutura do Circo o Mágico Alakazan nos concedeu uma entrevista, na tarde desta sexta (07), contando sua trajetória e seu imenso amor pelo mundo do circo. Confira:


Seu nome não é Alakazan e de onde veio esse nome?

Não meu nome é Wilson Ribeiro da Silva, agora desde o ano de 1954 que sou Alakazan, é nome artístico, esse nome é árabe, eu descobrir esse nome lendo história em quadrinho e tinha um mágico famoso e eu já era mágico e fiquei fascinado por este nome, na época os artistas se registravam na Policia Federal, eu fui saber e deram 15 dias pra me responder, porque na época não era como hoje que pesquisa na internet, com 15 dias eu voltei e o que me falaram era que Alakazan era um mágico de ficção e eu me registrei e sou Alakazan até hoje.
O circo Alakazan tem um legado de quanto tempo de história?

Eu comecei circo em 4 de abril de 1974, e estamos completando 40 anos.

Como é a vida circense?

Durante esses quase 40 anos nunca parei, nunca teve lugar fixo, vinte dias numa cidade, um mês, um mês e pouco em outra e assim durantes esses anos com Deus e minha força de vontade agente tem trabalhado todos os meses e dias.
Como é formada sua equipe e atrações?

A minha equipe é pequena mais todos aqui são polivalentes e fazem de tudo um pouco, não temos condições de pagar muitos funcionários, o trapezista é palhaço, o dj é mestre de cena e eletricista, o locutor  de rua é apresentador, o ventríloquo é mágico, quem faz o globo faz o pendulo espacial, quem é o homem aranha é o palhaço.

O circo Alakazan começou seu trabalho onde?

Eu fui empregado durante vinte anos em circo e rodei muitas cidades do Brasil e uma delas me fez com que eu começasse circo, a ultima cidade onde fui funcionário de circo foi Piripiri no Piauí, e o primeiro local onde foi montado o circo Alakazan em 04 de Abril em 1974 foi na Vila Brasileira, município de Piracuruca, Piauí.

O senhor é Pernambuco?

Sim sou pernambucano de Surubim, mas naturalizado em baiano, pernambucano da gema.

Quais as atrações que seu circo irá oferecer ao público Amarajiense?
Nós temos espetáculos de quinta aos sábados, domingos e feriados, ás 17 horas e sempre diárias ás 20:30hs, este circo é diferente dos demais, pois somos cadastrados na Funcultura e ele é denominado Tenda de Espetáculo Culturais Circo Mágico Alakazan, não temos piada indecente e gestos obscenos e somos uma família trabalhando para animar as famílias das cidades onde passamos.

Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.