AMARAJI: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRAS SOBRE A SEMANA DE COMBATE A TUBERCULOSE

A Secretaria de Saúde da cidade de Amaraji em comemoração a Semana de Intensificação de Ações Contra a Tuberculose e alusão ao Dia Mundial de Combate á Tuberculose, celebrado nesta segunda (25), está realizando nas unidades de saúde do município palestras para conscientizar a população acerca do tratamento e os sintomas da Tuberculose.
As palestras tiveram inicio na segunda (24), no PSF 04 localizado no Distrito de Demarcação, onde a população foi convidada e pôde participar de um diálogo com o Drº Rafael Duque e a Enfermeira Ana Paz, ainda na manhã desta quarta (26), no Posto de Saúde Amara Maria de Andrade, no centro, pela manhã a Drª Aline Piol Sá, reuniu todos os pacientes para explicar sobre as ações que estão sendo desempenhas no combate e sobre os cuidados a tuberculose.
Segundo o secretário de saúde, Roberto Nascimento, a comemoração em prol da Semana de Intensificação de Ações Contra a Tuberculose irá continuar nos postos de saúde do município até a sexta feira, a ideia é conscientizar toda população.
ENFERMIDADE – A tuberculose, doença curável e com tratamento gratuito, afeta, principalmente, os pulmões, existindo também na forma extrapulmonar: ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea (membranas que envolvem o cérebro), entre outras. Os principais sintomas são: tosse, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar um serviço de saúde mais próximo para realizar o exame de escarro (baciloscopia). No mundo, de acordo com a OMS, são 9,2 milhões de casos da doença (25 mil por dia) e 1,7 milhões de morte por ano.
Palestra realizada no Posto de Saúde no distrito de Demarcação.

Palestra realizada no Posto de Saúde Amara Maria de Andrade, no centro da cidade.


Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.