O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS SUSTENTA O CRESCIMENTO DO BRASIL

O evento será de 17 a 19 de março no Centro de Convenções de Pernambuco e conta com palestras e discussões de diferentes temáticas, com a participação de convidados nacionais. As inscrições já estão abertas através do site: http://congressoamupe2014.com.br
A Associação Municipalista de Pernambucano – Amupe, promove nos dias 17,18 e 19 de março/2014 no Centro de Convenções de Pernambuco, o Congresso Pernambucano de Municípios que terá como tema principal “ O Desenvolvimento dos Municípios Sustenta o Crescimento do Brasil”. O evento reunirá gestores públicos, legisladores e pessoas interessadas direta ou indiretamente no avanço da administração pública de Pernambuco e do Brasil, além de promover o conhecimento e atualização de informações em debates sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento dos municípios.
Serão três dias de programação com palestras, conferências e discussões sobre o cenário econômico mundial e brasileiro, gestão municipal sustentável, ano eleitoral, pacto federativo e outros assuntos de interesse municipalista, contando com especialistas da Política, da Economia, do Direito e da Gestão Pública, aumentando o conhecimento de todos os que venham a participar.
Em paralelo com o Congresso será realizada exposição de prestadores de serviços e fornecedores, bem como de instituições governamentais que exporão os seus programas e parcerias oferecendo oportunidade para melhorar e aumentar as políticas públicas que contribuirão para o fortalecimento dos municípios. Além disso, os municípios também vão mostrar suas potencialidades através de estandes.
José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira ressalta a importância do evento justificando o momento ímpar da nossa história. “O Brasil, do ponto de vista econômico e social, vem passando por transformações que alteraram significativamente indicadores básicos como: população, produção de riqueza e desenvolvimento social e econômico, com redução da mortalidade infantil e elevação da expectativa de vida”. No entanto, segundo ele, se observa que, apesar do crescimento, os benefícios desse desenvolvimento não foram para todos, haja vista a permanência do nível de concentração de renda e de todas as sequelas dela recorrente.
Para o presidente da Amupe o Brasil precisa garantir os avanços do desenvolvimento conquistados ao longo desses últimos anos, pois o momento exige uma nova forma de conceber e tratar a federação, onde os municípios precisam ser reconhecidos de fato, enquanto entes federativos e vistos como parte integrante e importante na implementação das políticas de desenvolvimento. A equidade do desenvolvimento brasileiro, destaca Patriota, é uma necessidade imperiosa. Ele reforça que não dá para os municípios suportarem mais as transferências de responsabilidades sem que sejam também repassadas as condições fundamentais para a sua aplicação.
José Patriota enfatiza que é oportuno que neste ano eleitoral, onde se escolherá os mandatários da nação brasileira, e, consequentemente, os parlamentares congressistas, que estes se comprometam a buscar mais avanço e sustentabilidade ao nosso desenvolvimento. Observando que é imperativo a quem está postulando o cargo, ouvir os municípios.
O presidente da Amupe diz também, que Pernambuco tem se destacado no cenário nacional, como o estado do Nordeste que mais cresce e gera emprego, ampliando as oportunidades de oferta e de melhores condições de vida para seus cidadãos, porque segundo ele, tem tido foco estratégico na descentralização do desenvolvimento e no atendimento das demandas dos segmentos mais vulneráveis da população, do Interior ao Litoral, sem esquecer as vocações econômicas de cada região.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.