MINISTROS DO GOVERNO DILMA SE REUNIRÃO COM PREFEITOS EM GRAVATÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA

Desembarcam na segunda-feira (2), em Pernambuco, técnicos de doze ministérios e a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para atender em “mutirão” aos prefeitos de todo o Estado. O encontro vai acontecer em um hotel na cidade de Gravatá, no Agreste do Estado, a partir das 9h. O Estado é último do Brasil onde ocorre a reunião, sob o coordenação da Secretaria de Relações Institucionais, da ministra e articulada pelo senador Humberto Costa(PT).
Apesar da visita ser tratada como “agenda administrativa” do governo federal, a militância petista acredita que o encontro será importante para alinhar os objetivos da legenda.
“Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o governo federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirma Ideli Salvatti.
O formato dos encontros foi idealizado pela presidente Dilma Rousseff (PT) como uma forma de aproximação com os prefeitos, já que a relação do governo com as prefeituras anda desgastada por conta da redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ocasionada em parte pelo corte na alíquota do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI) dos automóveis.
Na programação do encontro, estão previstas palestras sobre o regime próprio de previdência dos municípios, políticas para a Saúde e para a Educação. No encontro também serão montadas salas de atendimento para os prefeitos e as equipes, onde os técnicos dos principais ministérios do governo Federal darão informações individuais para esclarecer as dúvidas de cada município.
Para o governo Federal, o objetivo do encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações estão sendo realizadas em todos os Estados do País. Mas, nos bastidores, sabe-se que a intenção da vinda da tropa de ministros e técnicos é uma demonstração de força para reforçar a estratégia de retomada da unidade.

PROGRAMAÇÃO:
9h Abertura com a participação de autoridades locais e nacionais
*Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti
*Governador de Pernambuco, Eduardo Campos
*Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano
*Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Coimbra Patriota
10h30 às 17h
Salas de Atendimento Individualizado: Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação /Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério daPesca e Aquicultura / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional /Ministério do Turismo / Ministério da Cultura / Ministério de Minas e Energia / Fundação Nacional de Saúde -Funasa / Controladoria – Geral da União (CGU) / Caixa Econômica Federal / Sebrae / Banco do Brasil

14h 
Oficina: Regime Próprio de Previdência dos Municípios – Ministério da Previdência
14h30
Palestra de Saúde – Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales
15h30
Palestra de Educação – Coordenador Geral da Secretaria de Educação Básica, Luiz Hudson Guimarães
17h Encerramento.
Do A voz da Vitoria
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.