EMPRESAS SÃO AUTUADAS PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO POR ABRIR SEM AUTORIZAÇÃO NO FERIADO

O Ministério do Trabalho – Gerência Regional de Caruaru autuou 20 empresas da cidade do Agreste pernambucano, por abrirem sem autorização nesta sexta-feira (15), em que se comemora a Proclamação da República do Brasil. Os estabelecimentos podem pagar multas de até R$ 4 mil.
Cerca de 150 comerciantes solicitaram a abertura às entidades das categorias e ao Ministério do Trabalho. Assim. Para Paulo Casé, diretor administrativo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru, atender aos pedidos favorece a quem não mora na cidade. “Nós, com uma estratégia comercial, abrimos os nossos estabelecimentos nos dias em que os das cidades circunvizinhas e de alguns estados estão fechados”, disse.
Apesar de trabalharem nos feriados, os empregados têm retorno. O presidente Milton Manoel da Silva, do Sindicato dos Comerciários de Caruaru (Sindecc), foi a alguns estabelecimentos para averiguar a regularidade das atividades. “Eles têm a garantia – por força da convenção coletiva que foi assinada entre o Sindecc e as entidades patronais – de receber a importância de no mínimo R$ 25, ter um dia de folga a partir de hoje, a empresa deve ter concedido o vale transporte”, afirmou.
Outra informação é sobre o intervalo: quem teve apenas uma hora de almoço e descanso, a empresa deve ter pago por isto. Também, neste caso, a instituição não poderá efetuar descontos, ainda segundo o presidente do Sindecc.
Do G1 Caruaru
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.