GESTORES MUNICIPAIS DE TURISMO RECEBERAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO PERQUALI

Foto: DÉBORA GHELMAN
Gestores públicos municipais de turismo, que participaram do curso de qualificação Perquali, receberaão ontem (11/09) os certificados e declarações de conclusão, no Auditório Brum do Centro de Convenções. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (INDEBRÁS), teve como foco a preparação dos profissionais para o planejamento e gestão do turismo, aguçando a percepção para o potencial dos próprios municípios. 
Cerca de 190 gestores receberam os certificados. Representantes de municípios como Exu, Gravatá, Triunfo, Santa Cruz do Capibaribe e Ibimirim estiveram presentes. Durante a cerimônia, foi apresentada a dinâmica do curso, realizado em nove polos anfitriões: Recife, Ipojuca, Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Trindade e Petrolina, escolhidos de acordo com a localização estratégica para receber os demais municípios do entorno. A carga horária do curso foi de 144 horas de aulas presenciais no período de16 de abril até 6 de junho de 2013.
No curso, foram ministradas as disciplinas de princípios da administração, fundamentos do turismo, planejamento e organização do turismo, fundamentos da pesquisa aplicada ao turismo, noções gerais de marketing, marketing aplicado ao turismo, análise estrutural do turismo e administração financeira e municipal.
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a ação é bastante relevante, uma vez que a intenção do Estado é oferecer o que há de melhor aos turistas, vindos não só de outros Estados e fora do país, como também de municípios vizinhos. “O turismo é uma grande solução para o Estado. É preciso que cada gestor entenda essa ferramenta e passe a ser um bom anfitrião, preparando os municípios de forma sensível e atenciosa de acordo com as necessidades de quem nos visita. Temos que atentar para o fato de que recebemos gente de todas as partes, municípios vizinhos e de outras regiões, que merecem uma atenção especial”, comenta.
Quem freqüentou as aulas do curso garante que a iniciativa é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado. “O curso foi de suma importância para o entendimento do turismo, um verdadeiro norte para vendermos bem o produto do município”, diz a secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Exu, Maria Helenilda Moreira. Em Santa Cruz da Venerada, a iniciativa já rendeu frutos. Com a capacitação, a Secretaria de Turismo e Lazer se sentiu estimulada a criar um Conselho de Turismo Municipal. “Nos sentimos privilegiados por receber a qualificação em nosso município. Com as aulas, percebemos a importância de um conselho permanente para discutirmos as ações e aperfeiçoar o atendimento aos nossos turistas”, comenta o secretário Lusmar Amaral.
A solenidade de entrega contou também com apresentações culturais dos nove polos onde foram realizados os cursos e com a entrega de certificados aos municípios que se destacaram na participação.
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.