AMARAJI REALIZA 1º ENCONTRO DE BANDAS MARCIAIS

A prefeitura municipal de Amaraji, através das secretarias de educação e de cultura realizaram na tarde do domingo (15/09) o I Encontro de Bandas Marciais de Amaraji, o evento contou com a participação das bandas marciais das escolas públicas e privadas do município.

O evento teve sua concentração e saída no pátio em frente ao Núcleo Clara Vida, todos enfileirados e  organizados desfilaram em direção ao patio de eventos, onde a população aguardava ansiosa as bandas.
De acordo com a organização do evento cada banda marcial teria 15 minutos para se apresentar, este ano o evento não teve competição, todos regentes de banda, diretores das escolas a qual a banda pertence e o aluno (músico) que mais se destacou ganharam medalhas e troféus como reconhecimento do trabalho e participação.
Marcaram presença no palco montado pela prefeitura, Valmir Pedro Soares (Secretário de Cultura, Desportos, Turismo e Juventude), Susigleide dos Santos (Secretária de Educação), Rizonaldo Silva (diretor de esportes), Mulato (Sec. Adjunto), Flávia (diretora de Cultura) e convidados.
CLIQUE AQUI E VEJA TODA COBERTURA DE FOTOS DO EVENTO.

Conheça as bandas que se apresentaram e seus respectivos regente:

Banda Marcial do Núcleo Clara Vida, Maestro Filipe
Banda Marcial Paulino Rodrigues, Maestro Francisco Augustino Davino (Chico)
Banda Marcial da Escola São José do Estremo (Demarcação), Maestro Alex
Banda Musical Sebastião Francisco de Oliveira, Maestro Francisco Augustino Davino (Chico)
Banda Marcial Severina Alves Oliveira, Regente Fábio
Banda Marcial Lucia Fontes, Escola Dom Luís de Brito, Regente Roberto
Banda Marcial Professora Ana Maria da Silva, Maestro Francisco Augustino Davino (Chico)
Banda Marcial Sebastião Ferreira de Oliveira, Esc. São José da Boa Esperança, Regente Felipe
Banda Marcial Manoel Pajeú, Escola Nossa Srª da Conceição, Regente Fábio e Jactã
Banda Marcial Maria Euridente De Sena, Escola Antonio Alves, Regente Dalvan Jorge, Duarte e Izaque

Nosso repórter Marcio Meira estava também no evento e pode descrever o que foi esse primeiro encontro de bandas marciais.
Aconteceu neste domingo (17/09) o 1º Encontro de Bandas Marciais de Amaraji e teve o brilho da arte, música, educação e cultura, onde os grandes personagens, atores, talentos e protagonistas foram os mais de mil alunos que percorreram a as ruas da cidade até o pátio de eventos, mostrando seus talentos e qualidade de músicos de Amaraji.

Todos estudantes do município, a festa foi das bandas marciais que garantiram um grande público para uma manifestação que constrói o que Amaraji tem para o seu município, a secretaria de Cultura e Educação junto a prefeitura, manisfestaram -se em prestar essa grande festa, em reconhecimento as escolas, alunos, professores, diretores, maestros, músicos que tudo isso é importante e tem um grande valor para que possa existir uma força quando se diz o que é Amaraji.
Isso traz a forma de traduzir todo potencial artístico do município, para que possam estar inseridos no calendário de eventos. Foi mostrado o quanto é importante construir e garantir valores para o município, e isto faz com que haja senso de que é importante saber o que comporta de grandeza para Amaraji.
As bandas que se apresentaram foram praticamente quatro meses de ensaio e a vontade de cada um mostrar independente do dia, data, lugar, momento, trazer as ruas da cidade tudo o que Amaraji tem: Os valores cívicos que vem dentro da cidadania e que traz o senso cultural e histórico da independência onde educação junto com os professores transporta para o seio da legitimidade da pátria a conduta de cada ser saber respeitar a sua cidade, estado e seu país.
Amaraji mostrou que a cada dia cresce muito mais o projeto Artistas da Terra, projeto criado pela secretaria de cultura para inserir cada vez mais os que vivem na veia a arte de está vivo na memória de todos e esses músicos alunos estudantes, consciente daquilo que desejam cada vez mais construir em seus sonhos e Amaraji acredita na obra dos que fazem o brilhantismo dessa terra.
O sentimento de hombridade, de consideração, sensibilidade artística e cívica não mediram distancia, percurso, peso dos instrumentos e o momento da temperatura. O que todos estavam vivendo era o momento da sua arte musical, os maestros que durante todo esse tempo tiveram consciência dos seus valores e de todos os componentes, independente da sua quantidade, pois as pernas e o corpo não se cansaram, os braços não perderam ritmos e nem desafinaram, a mente da cada um era mostrar a intelectualidade musical, a credibilidade, a confiança aos maestros que lhes selecionaram, os professores que tiveram compreensão nos momentos de ausência dos alunos na sala de aula para os ensaios, dos diretores que não pressionaram, mas compreenderam e entenderam a vontade, o potencial e o sucesso de todos.
Amaraji já recebeu grandes nomes de bandas para eventos no município, mas os talentos de Amaraji mostraram que podem fazer grandes shows, pois estão no município para construírem tudo o que podem ser de marketing, publicidade, mídia, eventos  e que todos cumpriram o seu papel com amor, dedicação, onde crianças, jovens, adolescentes, adultos, viveram dentro de si o seu grande momento, onde os familiares sentiam-se honrados e felizes vendo os filhos estarem mostrando todo os eu talento e que o pensamento entre todos foi não competir, e sim unir para o engrandecimento da união do município, independente da escola ser particular, municipal e estadual. Está virtude foi construída nesse memento para o engrandecimento escolar e estudantil do município
Isso prova a grande união escolar construída dentro do município e que sirva de exemplo e referencia para que despertem cada vez mais a importância das Bandas Marciais e escolares. Amaraji, cidade que impressiona não só para ela mesma, mais para os que acreditam no seu desenvolvimento escolar, estudantil e da sua educação. Vimos que em cada protagonista se lia alegria, paz, amor, sentimento, realização entre todos que fazem a secretaria de cultura e educação, professores, alunos, diretores, com o objetivo de sucesso, êxito alcançado entre os que fazem a gestão e as políticas publicas do município Amaraji.
Esse evento primeiro encontro de bandas passou a ser uma história, um marco para a educação, a cultura, as escolas e dos atos cívicos da Amaraji.
Cada um que participou deixou o seu recado.

Suzi (Secretária de Educação) – Sabemos que temos muitos objetivos pela educação do município, mais hoje dia 17 de setembro é um momento de reconhecimento a todas as escolas do município, onde vimos que todas as escolas se empenharam a mostra tudo o que nesses quatros meses de ensaios vieram mostrar nesse dia, com a entrega das medalhas,certificados e troféus de honra ao mérito, para um registro das suas histórias e quanto secretaria de educação me sinto muito feliz em ver tudo isso se realizar,Agradeço a todas as escolas que estiveram aqui presente pra o enriquecimento cívico e cultural e da educação para a nossa cidade Amaraji.
Valmir Soares (Secretário de Cultura) – Falou que tudo o que aconteceu hoje é fruto de trabalho que a secretaria de cultura vem desempenhando e valorizando cada vez mais as bandas do nosso município, e que no próximo ano iremos fazer também o encontro de bandas e fanfarras não só de Amaraji,mais de outros municípios da região e do estado,com isso queremos agradecer a cada escola pelo que fizeram no dia 7 de setembro e hoje disa 15,nesse grande encontro de bandas do município, essa é a nossa gratidão e reconhecimento e méritos para todos que abrilhantaram e também a você Suzi por entender esse nosso projeto e a todos que fazem a Sec. de Cultura,Mulato Flávia,Alberto e ao Mô,as escolas,alunos,diretores, em fim a todos que fazem parte do município de Amaraji
Flávia Cavalcante (Diretora de Cultura) – Nós que vivemos a musica sabemos a vibração desses alunos em realizar todo esse momento que é muito importante para Amaraji.
José Carlos Trajano-Mulato (Secretario Adjunto) – Vivemos esse mundo da arte musical e sabemos e entendemos o que é ensaio e apresentação,o que realmente se busca para um momento desse. Sentimos o quanto todos sem exceção estão de parabéns.
Vane (Diretora do Núcleo Clara Vida) – Falou da sua satisfação em receber esse premio de honra ao mérito e reconhecimento,porque diante dos momentos em que estivemos juntos ensaiando, produzindo,criando, é gratificante não só pra mim,mas para todos os alunos e equipe que participaram. A prefeitura junto a câmara, a Sec. de cultura e educação estão de parabéns pela realização desse evento,que nos motiva a trabalhar muito mais e pelas crianças que fazem parte do PETI, saberem os valores que elas elas, já que eles são de família humildes, mais que merecem ter os seus valores reconhecidos.
Ana Maria –  Diretora da Escola São José do Extremo (Demarcação) – Queremos agradecer a Valmir Soares Sec. de Cultura, Suzi, Sec. de Educação e ao prefeito Jânio por todo apoio que recebemos e assim conseguimos realizar tudo por sermos de um distrito chamado demarcação e podermos realizarmos nosso objetivo, desfile e apresentação da banda.
Cristina Tabosa, Diretora e Fundador da Escola Niêta Tabosa – Essa é uma solenidade de independência de e Amaraji e é assim que se consegue fazer com que os alunos saibam o porque de estarem na rua onde no próximo ano iremos ampliar a nossa banda para estarmos com mais componentes e nos apresentarmos com mais inovação e modernização pra os desfiles de Amaraji.
Paulo Mendes Sales – Diretor da Escola São josé da Boa Esperança – Fazer as coisa com simplicidade e humildade o resultado vem,mas trabalhamos os alunos na inclusão,independente da situação de aprovação ou reprovação,é reconhece-los como um verdadeiro cidadão e pensar no no trabalho com carinho,com amor,ser ousado,dinâmico,para ter seu trabalho reconhecido.Também vai acontecer muito coisas boas no colégio São José desse mês de setembro até o final do ano,no que vamos ter as olimpíadas, festa dos ex alunos,festa de reconhecimento aos que tiveram direta e indiretamente na escola São José sempre pensando no próximo e no melhor para a educação escolar do município.
Dôra – Diretora da Escola Nossa Senhora da Conceição – Agradecer a Deus por tudo o que podemos realizar,parabenizando a todos e ao município, secretaria de educação e cultura e ao perfeito Jânio Gouveia por todo esse momento,esse reconhecimento que ´e muito importante para todos que fazem a educação no município de Amaraji.
Francisco Agostinho – Chico da Banda Professor de música do município – Fico feliz e orgulhoso quando vejo tudo isso acontecer e ver esses alunos e músicos estarem presentes nesse grande evento .Vejo que eu fui professor de muitos deles e terem aprendido tudo o que ensinamos e com isso tornarem-se músicos de nossa cidade.Aos alunos que estão aqui representando suas escolas ,bandas é muito gratificante ver entre eles, alunos que começaram realmente criança e hoje estão adolescentes, jovens e fazendo o que aprenderam.Quero dizer a todos enquanto musico e maestro, formar muitos mais músicos para a nossa cidade junto com o meu grande amigo e parceiro dessa luta Alexandre da Siboney, onde eu e Valmir reconhecemos a agradecemos por sua luta no que diz respeito a cidade de Amaraji. Obrigado Valmir por essa iniciativa junto a Sec. de educação e com isso buscar formar muitos mais alunos pra que possamos ter mais bandas pra esse projeto encontro de bandas de Amaraji .Parabéns e agradecendo a prefeitura junto ao Prefeito Jânio Gouveia a Glória por todo o apoio que recebemos para esse grande momento, obrigado.

Jorge Eutrópio – Diretor da EREM Antônio Alves de Araujo – O prefeito está de parabéns junto a Secretaria de Cultura e Educação por essa inciativa, por esse encontro de bandas marciais onde se passa três ou quatro meses ensaiando e as escolas estão de parabéns por tudo que realizaram. Fizeram um excelente desfile onde todos são de Amaraji e estão felizes e orgulhosos, vamos agradecer a Deus, e a Escola Antonio Alves de Araújo está a disposição para abrilhantar os eventos cívicos, culturais e educacionais de Amaraji.

Áurea Borba – Representando o Diretor Manuel do Grupo Escolar Dom Luis de Brito – É uma satisfação enorme receber esse reconhecimento e agradecimento junto a todos do Grupo Escolar Don Luiz de Brito, onde a banda Lúcia Fontes fez fez uma apresentação digna de desfile e com isso o seu diretor Manuel manda a sua mensagem de agradecimento, no qual estou lhe representando nesse momento e nos sentimos honrados por esse merecimento, por esse troféu de honra ao mérito, o certificado de participação e a medalha onde vai significar muito pra os alunos do Grupo Don Luiz de Brito, obrigada.
Compartilhe:

Comentários

comments

One thought on “AMARAJI REALIZA 1º ENCONTRO DE BANDAS MARCIAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.