5ª FESTA DO PRODUTOR RURAL É REALIZADA EM AMARAJI

Aconteceu durante este domingo (22/09) no pátio de eventos em Amaraji a 5ª Festa do Agricultor Rural o evento é realizado pela secretaria de agricultura e meio ambiente em parceria com as associações dos parceleiros de Amaraji.
O realizador e que desde o inicio está à frente desta festa é o Secretario de Agricultura e meio ambiente, Josaildo Gouveia, segundo Josaildo, este é o quinto ano da festa e por dois anos foi realizada no pátio do matadouro público e devido à proporção acharam melhor trazer a mesma para o pátio de eventos onde é realizada pela terceira vez no pátio, e pela quinta vez na cidade.

Segundo Josaildo Gouveia (foto), a festa é realizada com o intuito de aproximar o agricultor com a população da zona urbana e também interagir os agricultores entre si, “com esta festa os moradores da cidade conhecem o que é plantado na nossa região e como é cultivado, e o que dispomos” destacou.
O secretário frisou em entrevista a nossa equipe uma reclamação que é grande entre os agricultores, que é questão do piçarro para escoamento da produção, segundo ele, o que dificulta hoje para poder espalhar o piçarro nas rodagens é ter que pedir autorização a CPRH e ao IBAMA pelo fato de estar afetando o meio ambiente, o mesmo também destaca que a festividade conta com parcerias com o IPA, PRORURAL, e dos comerciantes que disponibilizaram brindes como carro de mão, adubos, pás, enxadas, e botas, tudo para serem sorteados entre os agricultores.
Em entrevista ao nosso repórter o Secretario Josaildo, se emocionou, quando perguntado sobre o futuro da festa, “gostaria que dessem continuidade ao projeto mesmo que eu não esteja à frente, independente do prefeito, pois a festa não é minha, a festa é deles dos agricultores” destacou o secretario emocionado.
Em conversa com os agricultores vale destacar a grande produção de produtos orgânicos e também a importância da qualidade dos produtos, pois a maioria da produção da cidade é exportada para CEASA de Caruaru e Recife, e também uma curiosidade, que na cidade começou a produzir açaí no assentamento de manhoso, à fruta é originaria do Pará, segundo o produtor Marcelo de Lima a fruta está se adaptando bem a região, inclusive mudas estão sendo vendidas.
A secretaria disponibilizou uma senha a cada agricultor que dava direito a um almoço que estava sendo oferecido na Escola São José da Boa Esperança.

Entrevista do nosso repórter Márcio Meira com o Prefeito Jânio Gouveia

A festividade contou este ano com a seguinte atração, de manhã com os emboladores Galo da Índia & Andorinha do Norte e na parte da tarde após o sorteio com o cantor Silvio Costa, que cantou brega e forró animando todos que estavam no pátio de eventos.
O prefeito do município Jânio Gouveia, aproveitou a oportunidade e entregou ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável o documento oficializando a doação de um terreno para a construção da sede do mesmo no recanto dos pássaros.
Participaram da festividade as seguintes associações:
Associação dos assentados de Estivas
Associação dos assentados de Tapuia
Associação dos assentados de Não Pensei
Associação dos assentados de Manhoso
Associação dos assentados de Quaresma
Associação do acampamento Retalhos
Associação dos assentados de Raiz de Dentro
Associação dos assentados de Riachão do Norte
Fotos: Edmar Gomes
Reportagem: Edmar Gomes / Jaqueline Medeiros

Produtor Rural expondo açai produzido no assentamento de Manhoso

Produtos organicos produzidos em Amaraji

Vice prefeito, Cicero do sindicato fazendo visita a festa

Macaxeira gigante extraída na zona rural de Amaraji

Prêmios sorteados entre os agricultores


Presença do Conselho municipal de desenvolvimento sustentável

O Prefeito do município, Jânio Gouveia também esteve presente no evento

 Cantadores de embolada, Galo da Índia & Andorinha do Norte

Almoço servido aos agricultores

Sorteio de brindes

A entrega da documentação de doação do terreno ao Conselho de Desenvolvimento Sustentavel

Termo de doação do terreno

Silvio Costa – Atração da tarde

Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.