PROTESTO NO CENTRO DO RECIFE TEM DEPREDAÇÕES E CONFRONTO COM A POLÍCIA

Cerca de cem manifestantes ligados à Frente de Luta pelo Transporte Público em Pernambuco saíram às ruas do Centro do Recife na tarde desta quarta-feira (21) para reivindicar o passe livre para estudantes e o início da CPI pelo Transporte Público. O protesto teve início de forma pacífica por volta das 13h, em frente ao Parque Treze de Maio, mas, ao chegar à Avenida Conde da Boa Vista, um pequeno grupo de aproximadamente dez pessoas depredou estabelecimentos e entrou em confronto com a polícia. Um ônibus também foi incendiado e uma estação de aluguel de bikes destruída.
As vidraças do Cinema São Luiz foram quebradas a pedradas. Um ônibus também foi atingido por manifestantes encapuzados, munidos de pedaços de madeira.
Os policiais atiraram bombas de efeito moral contra manifestantes que estavam em cima do coletivo. O trânsito ficou bloqueado nos dois sentidos da avenida, que é um dos principais corredores viários da capital pernambucana.
Com a reação da polícia, o grupo se dispersou e deixou a Conde da Boa Vista, mas, por volta das 16h voltou a se reunir na Rua da Aurora, de onde seguiu para a Câmara dos Vereadores, que suspendeu suas atividades no fim desta manhã justamente por causa do protesto, temendo quebra-quebra.
O policiamento em frente à Câmara foi reforçado. Mais de dez viaturas e vários policiais foram acionados para impedir que os manifestantes entrem no local. Sem temer o bloqueio policial, alguns manifestantes jogam pedras em direção à Câmara. A polícia reagiu com balas de borracha. 
Um grupo também ateou fogo em lixo e entulhos na frente à sede do Poder Legislativo Municipal e destruiu uma das estações de bicicletas de aluguel do Bike PE. O trânsito está completamente parado no cruzamento entre as ruas Princesa Isabel e do Hospício.
Por volta das 18h, um ônibus foi incendiado pelos manifestantes na rua do Príncipe, que fica próximo à Câmara. Policiais do Batalhão de Choque estão no local para controlar o tumulto.
A Compainha de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que os ônibus estão desviando no cruzamento da Rua do Hospício com Suassuna.Várias pessoas reclamam da falta de coletivos.


Com informações do NE10 / Diário de Pernambuco

Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.