AMARAJI APARECE EM LISTA DO MAPA DA VIOLÊNCIA COMO A 19ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO ESTADO

A relação das 300 cidades mais violentas do Brasil, publicada recentemente no “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”, pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, revela que a campeã da violência no Brasil é a cidade de Simões Filho, na Bahia, com 167 assassinatos em 2011, para uma população de menos de 120 mil pessoas.

Os dados são referentes a 2011 e levam em condição o número de assassinatos naquele ano, em relação à população da cidade.
O Mapa, apesar dos dois anos de defasagem, traz pelo menos duas constatações importantes, que devem inclusive ter se agravado até este 2013:
Primeiro, a violência está mais concentrada no Nordeste, como um sinal de pobreza ou de ineficiência. Segundo, as capitais e as grandes cidades estão praticamente de fora do mapa, dando lugar às pequenas cidades, menos preparadas para combater a violência, dependendo das ações das forças estaduais.
Esta segunda constatação nos leva a crer que é hora de abrir o debate sobre a municipalização das polícias, ou a criação de “jurisdições” abrangendo vários municípios.
É óbvio que as forças estaduais estão concentradas nas grandes capitais, pelo grande número de habitantes e pela área urbana, o que deixa os municípios menores desprotegidos.
Estão na lista, entre os trinta primeiros, várias cidades com população em torno de 20 mil habitantes, número este que garantia, há tempos atrás, tranquilidade plena.
A cidade de Amaraji aparece na listagem como a 19ª cidade mais violenta do estado, isso se deve por outros motivos, como o aumento súbito de sua população, no estado liderando o ranking está Itapissuma, no Litoral Norte como primeiro município mais violento no estado.
Amaraji, com cerca de quase 22 mil habitantes, foi palco de 10 assassinatos em 2011.
Pernambuco tem na lista das 300 cidades mais violentas nada menos que 33 cidades, mais de 10% do total, incluindo cidades antes pacatas, como Rio Formoso, Sirinhaém e Taquaritinga do Norte.
Veja na tabela a posição nacional e local de cada cidade pernambucana incluída na lista.
Com informações do Gazeta Nossa
Compartilhe:

Comentários

comments

One thought on “AMARAJI APARECE EM LISTA DO MAPA DA VIOLÊNCIA COMO A 19ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO ESTADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.