GOVERNO CADASTRA TRABALHADORES RURAIS NO CHAPÉU DE PALHA NA ZONA DA MATA

Entre os dias 13 e 17 deste mês, o Governo de Pernambuco realiza o cadastramento do Chapéu de Palha da zona canavieira. O programa atenderá inicialmente trabalhadores de 25 municípios da zona da Mata do Estado. O atendimento acontecerá das 9h às 17h nos sindicatos dos trabalhadores rurais de cada município. Ano passado, o programa estadual atendeu mais de 10 mil pessoas na região. Para os lotados na zona da Mata Sul, por sua vez, o cadastramento inicia no próximo mês.

Para se cadastrar, o trabalhador precisa atender alguns requisitos, como ser maior de 18 anos, residente de um dos municípios atendidos pelo projeto na região e ser trabalhador (a) rural da palha de cana atuante na última safra (2014) por pelo menos 30 dias corridos, com registro formal. Também serão considerados os trabalhadores dispensados no período de 1º de janeiro de 2012 até 17 de abril, desde que tenham exercido exclusivamente a função de trabalhador rural.

Os beneficiários vão receber quatro parcelas de até R$ 246,45 complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Nas situações em que o trabalhador cadastrado preferir indicar uma pessoa do seu núcleo familiar para fazer uma das atividades oferecidas pelo programa, também deve apresentar, no ato do cadastro, CPF e comprovante de residência do indicado.

Atualmente, o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada do Sertão segue em andamento. Até o momento, um total de 9.897 trabalhadores, divididos em sete municípios, é beneficiado pelo programa.

Da Folha de Pernambuco.

Comentários

comments