O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta segunda-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na sede do ministério. Segundo os dados divulgados, mais de 3 milhões de estudantes participaram da última edição do exame, e as notas individuais já estão disponíveis na Página do Participante.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. “O Enem tem uma importância muito grande na trajetória de vida dos estudantes brasileiros por ser a principal forma de acesso ao ensino superior. Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao exame e incentivar que mais estudantes participem da prova”, destacou.
Santana ressaltou que o Enem 2024 registrou aumento no número de participantes em comparação com a edição anterior. “Houve uma redução no número de ausentes e um aumento de 400 mil inscrições em relação ao Enem 2023, o que é um dado muito positivo”, afirmou o ministro.
Acesso ao ensino superior
Com os resultados do Enem 2024, os participantes podem concorrer a vagas em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta às vagas estará disponível a partir desta terça-feira (14), e as inscrições para o programa começam no próximo dia 17.
Além do Sisu, os estudantes podem tentar bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiar seus estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Santana destacou a importância de os estudantes não desistirem de participar do exame. “Às vezes, o jovem desiste de fazer a prova achando que vai tirar uma nota baixa ou que não terá acesso ao curso superior. Com o Enem, podemos chegar a mais de 1 milhão de alunos que terão acesso a 842 cursos oferecidos no Sisu”, ressaltou.