AMUPE REALIZA 4º CONGRESSO DE MUNICÍPIOS

AMUPE REALIZA 4º CONGRESSO DE MUNICÍPIOS

62
0
SHARE

A Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, realiza  entre os próximos dias 25, 26 e 27 de julho, o 4º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda. O congresso, que tem como tema principal “A Cidade que precisamos” conta com uma programação que envolve diversas atividades, presença de autoridades em temas especializados e muitos painéis com assuntos e experiências pertinentes com os atuais desafios e demandas políticas urbanas do País.

O Congresso abre no dia 25, às 7h30 com o credenciamento dos participantes, a solenidade de abertura será às 10h30, com a presença do Governador Paulo Câmara, o presidente Roberto Montezuma do CAU e ainda haverá assinatura do Memorando de Entendimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-CAU com a ONU/Habitat. Na parte da tarde, às 14h haverá palestras sobre os Desafios Globais e as Cidades Sustentáveis e às 15h30, sobre Os Desafios da Gestão Municipal no Contexto Nacional. Nos dias 26 e 27 acontecerão as oficinas temáticas pela manhã e à tarde.

Este ano a Amupe em conjunto com o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco fará o Fórum Mais Cidades Sustentáveis. Dentro das diversas oficinas temáticas, o Congresso todos os anos abre espaço para a Comunicação.

No dia 26/07 às 9h, assessores de comunicação dos municípios, estudantes, gestores e o público em geral terão a oportunidade de ouvir as experiências de renomados nomes da comunicação que abordarão o tema:  A Comunicação e  a Arte do Poder : São palestrantes: o  publicitário, especialista em Marketing Político, escritor e professor universitário, José Nivaldo Júnior; jornalistas, Evaldo Costa, secretário executivo do Governo do Estado,  Juliano Mendonça Domingues, presidente do Sindicato dos Jornalistas   de Pernambuco, professor  e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco, Doutor e mestre em Ciência Política. Como jornalista passou pela TV Cultura e TV Globo, entre outras empresas. Também no debate o jornalista, radialista e professor universitário Aldo Vilela, especializado em Ciência Política e Gestão de Pessoas com passagem pelas principais emissoras de Rádio do Estado. Atualmente apresenta o programa CBN Total, na Rádio CBN Recife

Ainda no dia 26, os interessados terão palestras sobre Cidade Parque: Planejamento Urbano de Reconciliação com Natureza e com Espaço Público. O palestrante é professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora do INCITI/UFPE; Cidades Resilientes: Planejando Cidades para responder as Mudanças Climáticas. Fala sobre o tema Alexandre Ramos- Mestre em Tecnologias Ambientais do ITEP e gerente de Sustentabilidade da SEMAS/PE;

Cidade Criativa e Identidade Cultural: Valorizando a Cultura Local como Estratégia para o Desenvolvimento Social e Econômico. O palestrante será Ricardo Brasileiro, Mestre em Ciências da Computação e Coordenador de Projetos em Cultura, Tecnologia e Inovação.

Outros temas também serão tratados, como: O Financiamento da Educação de Qualidade; Gestão da Saúde e o Subfinanciamento; Transparência: A Obrigação de cada Dia; Captar e Otimizar os Recursos da Assistência Social; Reforma da Previdência Social e o Impacto nos Municípios; I Encontro Regional NE Consórcios Públicos; Agricultura e as Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural; Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida; Gestão Municipal Eficiente: Captação de Recursos e Qualificação dos Gastos: Empreendedorismo Municipal e Negócios Criativos; O Papel do Vereador para o Desenvolvimento Municipal; A Segurança e a Ação Municipal.

O Congresso debate ainda grandes temas como:  Financiamento e Projetos de Desenvolvimento; A Contribuição dos Municípios para a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); A Gestão Municipal e a Política Energética; Os Programas Governamentais na Área da Cultura e Turismo; Saúde e os Parâmetros da Judicialização; Sistema Nacional de Educação: Federalismo e os Obstáculos ao Direito à Educação Básica; A Cooperação entre os entes Federados e o Direito à Educação Básica;  Metrópoles e Cidades Interligadas: Estratégias para o Planejamento Integrado; Cidades Participativas: o Potencial da Participação dos Cidadãos no Fortalecimento da Gestão Pública e Governos Municipais; Cidades Inclusivas: Política Habitacional como Estratégia para o Desenvolvimento Urbano Sustentável  e Cidades  Acessíveis: Financiamento de Assistência Técnica para Promover o Acesso à Moradia.

O Congresso  Pernambucano de Municípios é aberto ao público que precisa apenas se inscrever pelo site www.amupe.org.

Comentários

comments