A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco iniciou, nesta segunda-feira (20), as inscrições para cursos técnicos presenciais na modalidade subsequente, destinados a quem já concluiu o ensino médio. São ofertadas 8.370 vagas em todas as regiões do estado, distribuídas entre as 56 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro, exclusivamente pelo site https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/.
Os cursos disponíveis abrangem uma ampla variedade de áreas, como Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Gastronomia, Nutrição e Dietética, Mecânica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Agente Comunitário em Saúde, Design Gráfico e Design de Interiores.
Processo seletivo com e sem provas
Neste ano, o processo seletivo apresenta duas modalidades: com e sem realização de provas. A novidade tem como objetivo facilitar o ingresso dos candidatos, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis em cada curso.
- Para os cursos com prova: as inscrições ocorrem até o dia 30 de janeiro, e as avaliações objetivas serão aplicadas entre 3 e 14 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 21 de fevereiro.
- Para os cursos sem prova: a classificação será baseada em análise de critérios, com a lista preliminar de classificados divulgada em 3 de fevereiro.
As matrículas começam a partir de 24 de fevereiro para os candidatos aprovados na modalidade com prova e no dia 3 de fevereiro para aqueles na modalidade sem prova. As aulas terão início em 26 de fevereiro, marcando o começo do ano letivo para os novos estudantes das ETEs.
Os interessados devem acessar o site oficial https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/ para escolher o curso desejado e preencher o formulário de inscrição.
Para mais detalhes sobre as etapas do processo seletivo, cronograma e requisitos, a Secretaria de Educação disponibiliza o edital completo no mesmo endereço eletrônico. A oportunidade é uma excelente alternativa para quem deseja se capacitar profissionalmente e ingressar no mercado de trabalho em áreas com alta demanda.