A Paróquia de São José, em Chã Grande, completou nesta quinta-feira (16) o seu centenário de instalação no município. E a data foi marcada por celebrações, corte de bolo e uma homenagem, entregue através de uma placa simbólica em nome de todos os chã-grandenses, pelo prefeito, Sandro Advogado, ao Padre Josivan Andrade, pároco local.
A celebração foi realizada na quadra de esportes da Escola XV de Março, onde centenas de fiéis católicos estiveram presentes. Além do Padre Josivan, a missa contou com a presença dos padres Luciano Bertoldo e Humberto (ex-pároco de Chã Grande).
Em sua fala, o prefeito Sandro Advogado lembrou que em seu centenário, um padre chã-grandense estivesse no comando da igreja local. “Tenho a honra de conhecer toda a sua família, a quem tenho um carinho imenso, Padre Josivan. E quis o destino que o senhor estivesse, justamente no centenário, como o pároco de Chã Grande”, disse o gestor.
A festa de aniversário da Paróquia de São José coincide com a festa religiosa de São Sebastião, que para a comunidade católica da cidade é tido como o seu co-padroeiro. Após a missa, os fiéis ainda participaram do show de Adriana Arydes. A programação segue na quadra de esportes da Escola XV de Março até o domingo (19). Na segunda, as celebrações serão no centro da cidade, no encerramento da festa religiosa.
Histórico – A então capela de São José, ligada à Paróquia de Sant’Ana, em Gravatá, foi elevada a Paróquia em 16 de janeiro de 1925. Nos anos 40, onde existia a antiga igreja, a comunidade ergueu a atual Matriz de São José, num trabalho que envolveu os fiéis da então vila de Chã Grande.