O Ministério da Educação (MEC) apresentou oficialmente o portal Mais Professores, uma plataforma inovadora que reúne informações e oportunidades de cursos gratuitos de graduação, pós-graduação e formação continuada voltados para professores de todo o país. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que visa a valorização do magistério da educação básica e a promoção da formação docente como eixo essencial para a melhoria da qualidade do ensino.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 33% dos professores da educação básica no Brasil não possuem formação adequada para a área em que atuam. Para enfrentar esse desafio, o MEC tem concentrado esforços na formação continuada e inicial, proporcionando ações estruturadas que incluem novas metodologias e tecnologias pedagógicas. “Investir na formação é essencial para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento das competências dos nossos professores”, enfatizou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Com mais de 20 programas de formação desenvolvidos em parceria com universidades e secretarias de educação, o portal Mais Professores se destaca pela integração de recursos e oportunidades em um só local. A plataforma oferece cursos presenciais e online, incluindo opções de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em universidades públicas. Entre os programas disponíveis estão o Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e a plataforma Aprenda Mais.
O ministro também anunciou um diálogo aberto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para identificar as principais áreas de necessidade na formação docente. “Vamos fortalecer e inovar nos cursos para atender as demandas de nossos professores”, afirmou Santana.
O Mais Professores está alinhado às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visam assegurar que todos os professores da educação básica possuam formação superior e formar, em nível de pós-graduação, ao menos 50% desses profissionais até 2030.
Além dos cursos, o portal oferece acesso a recursos pedagógicos da plataforma Mecred, destinada à integração e troca entre professores. Também inclui informações sobre programas como o Escola e Comunidade (Proec), o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) e o Programa de Inovação da Formação de Professores (Prilei).
Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa também inclui iniciativas como o Pé-de-Meia Licenciaturas, uma bolsa de apoio financeiro chamada Mais Professores para o Brasil, a Prova Nacional Docente e outros benefícios exclusivos para os profissionais do magistério, incluindo descontos em redes de serviços e vantagens em bancos públicos.
Com o objetivo de beneficiar diretamente 2,3 milhões de docentes em todo o país, o programa Mais Professores reflete o compromisso do MEC em reconhecer e valorizar o papel fundamental dos professores no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da educação brasileira. A iniciativa reforça a importância de investir no magistério como pilar essencial para a construção de um ensino público de qualidade.