A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade e o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) realizam na próxima terça-feira (21), no auditório da Escola Municipal XV de Março, a primeira edição da Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento terá uma programação especial, das 8h30 às 17h, com palestras, grupos de trabalhos e eleição de delegados. As inscrições seguem abertas no link ao final do texto.
Logo após a abertura oficial, os participantes acompanham a primeira palestra do dia, que focará no seguinte tema: emergências climáticas, o desafio da transformação ecológica. Esta é, também, a temática da conferência chã-grandense. Em seguida, uma dinâmica sobre o assunto abordado e os cinco eixos vai anteceder o início dos grupos de trabalho, onde o público é dividido para a elaboração de propostas.
A programação volta, após o intervalo para o almoço, com a plenária para a leitura e defesa das propostas e apresentação das candidaturas. Em seguida, a partir das 15h15, será realizada a eleição dos delegados e a priorização das propostas apresentadas, que serão levadas na etapa estadual da conferência. O ato marca o encerramento da programação.
As inscrições são gratuitas para o público. Os interessados devem acessar o formulário clicando aqui, informar os dados pessoais e escolher um dos cinco eixos de trabalho.
Confira os eixos apresentados:
Eixo I – Mitigação. Objetivo: Discutir propostas para a redução das emissões de gases de efeito estufa e práticas sustentáveis que contribuam para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Eixo II – Adaptação e Preparação para Desastres. Objetivo: Propor estratégias para prevenir riscos, preparar o município para desastres naturais e reduzir perdas e danos causados pela mudança climática.
Eixo III – Justiça Climática. Objetivo: Abordar a superação das desigualdades agravadas pela mudança climática, garantindo que os mais vulneráveis sejam protegidos e incluídos em ações de adaptação e mitigação.
Eixo IV – Transformação Ecológica. Objetivo: Promover a descarbonização da economia, aumentar a inclusão social e implementar práticas que sustentem uma transição justa e ecológica.
Eixo V – Governança e Educação Ambiental. Objetivo: Desenvolver mecanismos que promovam a participação ativa da sociedade e o controle social em políticas de enfrentamento da emergência climática, além de fortalecer a educação ambiental.