Com a aproximação do período de festas carnavalescas, o banco de sangue do Hemope, que também fica à disposição de possíveis ocorrências, sente a necessidade de aumentar o seu estoque. Por conta disso, a entidade visita alguns municípios parceiros em todo o estado, como é o caso de Chã Grande. O órgão estará na cidade no dia 25 de janeiro, em mais uma campanha de doação de sangue.
A iniciativa será realizada na Escola Municipal XV de Março, na Avenida 20 de Dezembro, em dois horários. O público poderá efetuar as doações sanguíneas das 9h às 12h e de 13h até 15h. É necessário apresentar documento oficial com foto no momento da inscrição.
Para realizar a doação de sangue, é importante que o doador siga algumas recomendações. A idade de doação varia de 16 a 69 anos. Para menores de 18 anos, é necessário apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Já para quem tem entre 60 e 69 anos, é obrigatório que o doador já tenha realizado doação antes dos 60 anos.
As recomendações também incluem o peso mínimo de 50 kg para o doador, a observação de ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (evitando, porém, comidas gordurosas), e bem de saúde, e o espaço de tempo entre doações. Para os homens, esse período é de, no mínimo, 60 dias, enquanto para as mulheres o prazo estabelece 90 dias.
A campanha será promovida pelo Hemope em parceria com a Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Saúde do município. A doação sanguínea ocorre de forma segura, seguindo todos os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde. Através de sua ação, o doador ajuda, com seu sangue, a salvar a vida de outras pessoas.