A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Amaraji tem movimentado os bastidores políticos do município. A Casa Plínio Alves de Araújo, atualmente comandada pelo vereador Edson Gersino, com Eron da Farmácia como vice-presidente e Maria da Agricultura como secretária, pode passar por uma reconfiguração no próximo biênio.
Conforme apuração, interlocutores apontam que a maioria dos nove vereadores eleitos já estaria alinhada para apoiar uma nova composição da mesa diretora. O principal nome cotado para a presidência é o do vereador Deinha de Demarcação (Avante), considerado o favorito e principal indicado pelo prefeito eleito Araújo.
Com o “apoio” declarado da maioria dos nove vereadores eleitos, a nova administração municipal deve iniciar sua gestão com ampla governabilidade na Câmara. Caso essa configuração se confirme, ficariam fora da chapa majoritária os vereadores Deivide de Glória e o atual presidente da Casa, Edson Gersino, que podem assumir uma postura mais independente ou de oposição nos próximos dois anos.
A possível eleição de Deinha de Demarcação para a presidência sinaliza uma mudança de direção nos rumos da Casa Legislativa, que pode adotar uma postura mais alinhada com o Executivo Municipal.
Resta saber como os próximos dias vão definir o cenário político e se haverá surpresas ou reviravoltas nesse processo. A eleição para a presidência da Câmara, que acontece no dia 01 de janeiro, e promete ser decisiva para os rumos de Amaraji no novo ciclo político.