MP RECOMENDA INTERDIÇÃO DE MATADOUROS PÚBLICOS NA MATA SUL

Após vistoria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Catende, na Mata Sul, a interdição, em caráter emergencial, dos matadouros públicos do município e também de Laje Grande, distrito de Catende. As condições precárias de higiene e a omissão da gestão municipal em tomar medidas a fim de não pôr em risco a saúde população motivaram a recomendação expedida pelo promotor de Justiça de Catende, Rômulo Siqueira França. A prefeitura tem um prazo de dez dias para encaminhar à promotoria relatório com todas as providências adotadas. 

Na recomendação, o promotor exige que a prefeitura esclareça a todos os proprietários de animais, comerciantes e à população em geral, os motivos da interdição dos matadouros e que também faça fiscalização contínua para reprimir a comercialização de carnes sem as devidas normas sanitárias exigidas pela lei.

“Diante do risco iminente para a saúde das pessoas, há a necessidade urgente de desativar o funcionamento de ambos os matadouros para que não ocorra nenhum abate ou se faça a manipulação de qualquer animal”, alerta Rômulo França.

Da FolhaPE.

Comentários

comments