SAMU EM PRIMAVERA PASSA A ATENDER MAIS TRÊS CIDADES DA MATA SUL

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município de Primavera, terá um triplo trabalho além das demandas do município, isto porque neste carnaval, além de atender as ocorrências da cidade, ainda dará suporte as cidade de Amaraji, Escada e Ribeirão, ambas na mata sul.

O caso se deve as unidades móveis dos três municípios citados estarem com problemas mecânicos e sem previsão de retorno às atividades. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Em contato com o Secretário de Saúde de Primavera, Edson Gersino, foi confirmado o fato, “a unidade está posta de plantão para qualquer ocorrência, além de dar assistência aos festejos carnavalescos no centro do município, que iniciam neste sábado (10), estamos a disposição para qualquer precisão nas cidades vizinhas” destacou o secretário.

Ainda segundo o secretário, além do Serviço Móvel que conta no plantão com um técnico e um condutor, a cidade dispõe também de uma unidade de Pronto Socorro para atendimentos emergenciais. Em redes sociais, moradores da cidade de Amaraji lamentam a desativação mesmo que provisória do serviço e principalmente no momento de festejos carnavalescos.

Samu Amaraji
Há meses o município não dispõe da unidade móvel que encontra-se segundo nota da secretaria de saúde em manutenção, e sem previsão para o retorno de seu funcionamento.

Atualmente a cobertura da cidade de Amaraji é feita pela cidade mais próxima, no caso Chã Grande ou Primavera. 

Comentários

comments