21º BPM LANÇA CAMPANHA “ALERTA CELULAR” PARA COMBATER ROUBOS E FURTOS DE CELULARES

Uma média de 55% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registrados em Pernambuco está atrelada ao roubo de celulares, cuja facilidade de comercialização serve como moeda de troca entre criminosos. Com o intuito de inibir esse tipo de prática, a Secretaria de Defesa Social lançou, no mês de março de 2017, o programa Alerta Celular que também tem contribuído para restituir aparelhos roubados a seus respectivos donos.

Em Vitória de Santo Antão, a campanha foi lançada na manhã desta sexta-feira (05) no 21º Batalhão da Polícia Militar, situado no Lídia Queiroz. De acordo com o major Adriel, subcomandante da unidade, já foram recuperados dez aparelhos celulares por intermédio do programa. “Os nossos policiais estão sendo orientados e cadastrados para que durante as abordagens seja feita a consulta pelo próprio aparelho celular do PM ou tablet. Dessa forma, após a consulta saberemos a situação do aparelho por conta do número do Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI)”, explicou.

Para o oficial, é crucial a população fazer o cadastro para ajudar na identificação do aparelho. “É importante os moradores de Vitória realizarem o cadastro para ajudar na identificação, além de registrar a queixa [em caso de roubo/furto] por meio da Delegacia Online ou no Complexo Policial”, acrescentou.

A preocupação maior do Batalhão é cadastrar as pessoas que ainda não tem acesso a ferramenta. “Nossa intenção agora é montar um stand no Centro de Vitória para inserirmos as pessoas que ainda não tem acesso ao programa, caso as pessoas sintam dificuldade durante o processo”, finalizou.

CADASTRO – Para efetuar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no painel Destaque, no lado direito da página. No cadastro, o usuário precisa informar o IMEI – Identificador Internacional de Dispositivo Móvel, que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Do Portal Folha de Noticias.

Comentários

comments